Joinville ganha grupo de acolhimento para mulheres vítimas de violência

Com o objetivo de promover a autonomia e garantir os direitos de mulheres vítimas de violência doméstica, foi criado em Joinville, neste mês de setembro, o Grupo Reflexivo para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica.

A iniciativa visa acolher mulheres que sofreram violência física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial, oferecendo orientação sobre seus direitos e suporte emocional e psicológico.

Nesta segunda-feira (dia 16), acontece um novo encontro do grupo, que é aberto à população. Será a partir das 18h30, na sala do Núcleo Integrado de Práticas Jurídicas (NIPJ), no campus Centro (Rua Princesa Izabel, 438), da Faculdade Ielusc, de Joinville.

Estes trabalhos são conduzidos pelo estagiários do curso de Psicologia em parceria com os acadêmico do curso de Direito da instituição.

Durante as próximas segundas-feiras, o encontro pretende se tornar uma oportunidade para que as participantes possam criar uma Rede de Apoio entre mulheres que passam por situações similares, podendo assim desenvolver estratégias de enfrentamento e planejamento de futuro.

Para a orientadora do projeto e professora da Faculdade Ielusc, Luana Tainá Mesquita Costa, iniciativas como esta no ambiente acadêmico são fundamentais, pois conectam o conhecimento à prática social, impactando diretamente na comunidade local e desenvolvendo futuros profissionais capacitados para lidar com questões delicadas e de grande relevância.

“Além disso, a faculdade cumpre seu papel de responsabilidade social ao democratizar o acesso a serviços de caráter jurídico e psicológico”, explica Luana.

Ela informa que o grupo foi criado pelos acadêmicos da 10ª fase de Psicologia, Roger Rover e Letícia Oliveira.

O ato de violência doméstica, respaldado pelo artigo 5º da Lei Maria da Penha, é caracterizado por “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”.

Ainda durante o mês de setembro estão marcados encontros nos dias 23 e 30 de setembro, sempre das 18h30 às 20h, no NIPJ.

Além do Grupo Reflexivo, o Núcleo também conta com serviços gratuitos de caráter jurídico e psicológico para toda a população.

Interessados podem comparecer diretamente nos encontros ou entrar em contato através do telefone: (47) 3026-8028, sendo nas segundas-feiras das 14h às 22 horas, ou então, nas quintas-feiras das 14h às 18 horas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.