Joinville destaca Dia Mundial de Combate à Hepatite

No Dia Mundial de Combate à Hepatite, 28 de julho (domingo), a Secretaria da Saúde de Joinville realiza uma ação especial durante o 6º Festival do Museu Nacional da Imigração e Colonização (MNIC), que ocorre na mesma data.

Durante a programação do evento, das 10h às 17h, o público com mais de 18 anos poderá conferir as atrações culturais do festival e realizar o teste rápido que identifica hepatites B e C, tipos da doença que podem evoluir para casos mais graves, e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

“O exame pode ser feito por qualquer pessoa e o resultado sai na hora.

O diagnóstico das hepatites é muito importante porque os casos mais graves da doença podem levar à hospitalização, ao transplante de órgãos e até mesmo a óbito”, alerta a gerente em Vigilância em Saúde da Prefeitura de Joinville, Aline Berkenbrock.

A hepatite é uma infecção que atinge o fígado e que pode causar alterações leves, moderadas ou graves.

Embora muitas vezes seja silenciosa, a doença pode se manifestar por meio de sintomas como cansaço, febre, mal estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

A ausência de sintomas favorece que as infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C se tornem crônicas, causando o comprometimento do fígado, com fibrose avançada ou cirrose, que levam ao desenvolvimento de câncer e necessidade de transplante do órgão.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, também, os tipos D e E, embora sejam menos frequentes.

Em Joinville, cerca de 5 mil pacientes com hepatite fazem acompanhamento na Unidade de Assistência Especializada da Secretaria da Saúde que funciona na rua Abdon Batista, 172, Centro.

No local, o usuário também pode realizar o teste rápido de hepatite B ou C.

O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), de acordo com o horário de atendimento de cada local.

Vacinas previnem hepatites virais

Além das medicações para tratamentos, existem vacinas disponíveis para proteger contra as hepatites virais dos tipos A e B.

A vacina de hepatite A está disponível para crianças de um ano e três meses a menores de cinco anos. Adultos podem tomar essa vacina mediante solicitação médica.

O imunizante é aplicado em dose única.

Já a vacina contra a hepatite B é administrada em quatro doses, sendo a primeira ao nascer e, as demais, aos dois, quatro e seis meses de idade.

Adultos não imunizados também podem tomar a vacina contra a hepatite B. Nesse caso, são administradas três doses, com intervalos de 30 dias e seis meses após a primeira aplicação.

Assim como os testes rápidos, em Joinville as vacinas contra as hepatites A e B estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e na Sala de Vacinas Central (rua Abdon Batista, 172 – Centro).

A orientação é chegar nesses locais pelo menos meia hora antes do fechamento para receber os imunizantes e apresentar a Carteirinha de Vacinação e documento oficial com foto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.