Hospital Infantil participa de programa nacional sobre cuidados paliativos

O Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, unidade do Governo do Estado, está participando do projeto do Ministério da Saúde que tem como foco capacitar profissionais e implementar protocolos de cuidados paliativos, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

Entre os principais objetivos, o projeto deve apoiar o desenvolvimento de melhores práticas na assistência em cuidados paliativos, para que o paciente deste perfil e seus familiares recebam uma assistência de qualidade.

Para dar início a implantação, no dia 16/10, profissionais do Hospital Sírio Libanês, estiveram no Hospital Infantil visitando os setores de UTI Neonatal, Pediátrica e Cirúrgica e o setor de oncologia.

A execução do projeto se dará por meio do diagnóstico situacional, visitas periódicas, acompanhamento remoto das ações e da realização de capacitações dos profissionais que atuam na temática dos cuidados paliativos.

O projeto tem previsão de encerramento em setembro de 2025. Em Joinville, além do HJAF, também foram comtemplados o Hospital Municipal São José, o serviço EMAD (equipe multidisciplinar de atenção domiciliar), o SAMU e as UPAS Leste e Sul.

Os cuidados paliativos oferecem maior qualidade de vida aos pacientes (adultos e crianças) e famílias que enfrentam problemas associados às doenças que ameaçam a vida, prevenindo e aliviando o sofrimento através da identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e de outros problemas físicos, psicossociais e espirituais.

O Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, localizado em Joinville, pertence a rede de hospitais públicos da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e é gerenciado pelo Grupo Hospitalar Nossa Senhora das Graças, sob a gestão das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.

O Hospital atende mensalmente cerca de 12 mil crianças e adolescentes de todo o estado e é uma referência para assistência especializada na área da pediatria, como a cirurgia cardíaca e saúde mental.

Em 2022, recebeu o título de 6º hospital mais eficiente do SUS no Brasil, a premiação inédita foi realizada pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross). 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.