Serviços de saúde mental realizam show de talentos com usuários

Usuários que participam do Serviço de Saúde Mental de Joinville participaram de um show de talentos com apresentações culturais. “Um Concerto para a Mente” foi organizado pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) e pelo Serviços Organizados de Inclusão Social (SOIS), da Secretaria da Saúde.

Foram cerca de 20 apresentações de dança, música, stand up comedy, recital de poemas e até desfile de modas com produtos da associação dos usuários, a Recuperação Para o Trabalho (Repart).

Também foram expostos quadros feitos por um paciente dos serviços.

O show de talentos foi no Teatro do Sesc e reuniu cerca de 100 pessoas entre usuários e familiares.

“Buscamos valorizar as habilidades que os usuários trazem como dança, música, stand up. O intuito é que esses pacientes se coloquem em uma outra posição, não só de ouvintes, mas também de atores nesse momento”, explica o terapeuta ocupacional do SOIS, Rogério Amâncio.

A cada apresentação, a plateia aplaudia e ficava orgulhosa de ver os colegas superando a timidez ou a própria condição. “Não vejo como doença mental, vejo como superação”, afirma o usuário Claus Janke, que participa de oficinas do SOIS e foi na frente de todos cantar uma música ao lado de um amigo.

“Cada um tem sua maneira de expressar arte. Aqui a gente descontrai. Eu me sinto lisonjeado por ser aceito e por ter sido percebido”, diz Frederico Valente, usuário do CAPS que cantou a música “O Sol”, do Vitor Klein.

“Com esse tipo de iniciativa, trabalhamos a autoestima do usuário. Como consequência, eles se sentem pertencentes ao meio, não só estando nessa figura de paciente, de usuário do serviço de saúde mental. Aqui eles se colocam em uma posição de cidadão que tem outros espaços e outras potencialidades também”, comenta Amâncio.

O SOIS oferece um serviço de referência na Rede de Atenção Psicossocial (Raps), responsável por promover inclusão social de pessoas com transtorno mental grave e persistente ou com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas.

Ele funciona na rua Aracajú, 1368, bairro Santo Antônio e funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h. Não é necessário agendar atendimento.

Joinville tem quatro CAPSs e todos eles fazem o primeiro acolhimento ao usuário sem a necessidade de agendamento.

Confira quais são os CAPSs:

CAPS IJ Infantojuvenil é responsável por atendimento de crianças e adolescentes, com idade entre 0 e 18 anos incompletos, com transtornos mentais e do uso abusivo de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas), que necessitam de cuidado intensivo. Localização: Rua Pernambuco, 115, Anita Garibaldi.

CAPS II Nossa Casa é responsável por tratamento para pessoas com transtornos mentais agudos ou crônicos graves, que tenham necessidade de um cuidado intensivo, tendo um papel fundamental no atendimento à crise e na reabilitação psicossocial de seus usuários. Localização: Rua Pernambuco, 115, Anita Garibaldi.

CAPS AD Álcool e Drogas é responsável por prestar atendimento integral a pessoas com sofrimento decorrente do uso/abuso de álcool e substâncias psicoativas (drogas) e tem como objetivo trabalhar a reabilitação psicossocial ao longo do dia. Localização: Rua Doutor Plácido Olímpio de Oliveira, 1489, Anita Garibaldi.

CAPS III Dê Lírios é responsável por tratamento para pessoas com transtornos mentais agudos ou crônicos graves, que tenham necessidade de um cuidado intensivo, tendo como objetivo o atendimento na crise e a reabilitação psicossocial de seus usuários. Localização: Rua Tubarão, 128, América.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.