Hospital de Joinville realiza primeira cirurgia cardíaca robótica do Estado

Equipe do Hospital Dona Helena, de Joinville, realizou, na tarde desta quinta-feira, 7, a primeira cirurgia cardíaca auxiliada por robô em Santa Catarina.

O procedimento, que durou cerca de quatro horas, destinou-se à troca da válvula mitral em um paciente de 60 anos. A válvula mitral tem a função de controlar o fluxo sanguíneo do coração.

A cirurgia utilizou o robô denominado Da Vinci Xi, um dos mais modernos do mundo, instalado no Dona Helena em maio deste ano.

Perto de 60 procedimentos já foram realizados com o equipamento, em diferentes áreas médicas.

“Sem dúvida, este é um marco para a saúde catarinense, demonstrando a evolução da medicina joinvilense”, ressalta o cardiologista joinvilense Robinson Poffo, um dos principais especialistas do país, que acompanhou o procedimento liderado pelo cardiologista Alisson Toschi. Poffo explica que o uso da robótica em cirurgias do coração é muito indicado para troca de safena, tratamento de arritmias e algumas cardiopatias congênitas, mas sua aplicação, com segurança e eficiência, depende da seleção criteriosa do paciente, para que a técnica seja adequada.

Incisões menores e recuperação mais rápida são duas das principais vantagens da robótica em cirurgias cardíacas, de acordo com o médico Alisson Toschi.

Ele afirma que o procedimento, no Dona Helena, foi um sucesso: “Tudo correu como planejado, sem intercorrências”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.