Consumidores devem verificar histórico de preços dos produtos promocionais da Black Friday

A chamada Black Friday é uma data comercial estabelecida nos Estados Unidos que caracteriza o início da temporada de compras de Natal naquele país, sendo marcada pelas tradicionais promoções que aquecem o comércio. O forte apelo comercial da campanha americana provocou sua inserção também no mercado brasileiro, que incorporou a data como uma das principais oportunidades de compras com preços baixos. Entretanto, nem todas as ofertas são exatamente “imperdíveis”, como falam os anúncios. O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) alerta os consumidores para que fiquem atentos em relação aos preços e os comparem aos preços anteriores como forma de garantir que a oferta seja realmente vantajosa.

O Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Consumidor do MPSC, Promotor de Justiça Leonardo Cazonatti Marcinko, reforça que é preciso ter o máximo cuidado com as ofertas anunciadas nesse período, visto que a ideia repassada pela Black Friday é a de que todos os produtos estão muito abaixo do mercado, o que, segundo ele, não é verdade. Marcinko explica que muitas empresas costumam elevar os preços dos produtos antes da data para que possam anunciar uma posterior redução de preços como promoção, entre outras práticas que acabam levando o consumidor a adquirir produtos por valores que não condizem com o propósito da campanha.

“Uma dica importante para os consumidores é o uso de ferramentas disponíveis na internet que permitem monitorar e analisar o histórico de preços de um determinado produto. Dessa forma, o cidadão pode constatar se realmente existe uma promoção daquele item ou se a oferta não passa de uma enganação, uma jogada de marketing fraudulenta. É fundamental que os consumidores adquiram o hábito de buscar informações além da propaganda que lhes chamou a atenção, verificando sempre mais de uma fonte de pesquisa”, destaca Marcinko.

O Promotor de Justiça ressalta que existem diversos sites e aplicativos disponíveis para consulta, monitoramento e comparação de preços. Em alguns casos, dependendo da ferramenta utilizada, é possível acessar o histórico de preços de um produto nos últimos seis meses, por exemplo. O consumidor pode, inclusive, estabelecer um “alerta de preço”, para ser avisado quando determinado produto alcançar um valor satisfatório para compra. “Para consumidores que buscam seus produtos na internet, a grande vantagem é poder acessar vários locais ao mesmo tempo e comparar os preços, garantindo mais segurança em relação às ofertas”, orienta.

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