A Prefeitura de Joinville, por meio do Departamento de Trânsito (Detrans), está instalando botões sonoros em semáforos de pedestres do município.
A primeira ordem de serviço contempla cinco pontos, que foram definidos com a participação da Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais (Ajidev).
As botoeiras emitem sinais sonoros e táteis para indicar a sua localização e estão equipadas com mensagens sonoras, em braile e sinais vibratórios para instruir a travessia segura de pedestres com algum tipo de deficiência visual e idosos.
Um dos pontos instalados é na rua Santa Catarina, na intersecção com a rua Ary Barroso.
Na manhã desta segunda-feira (14), técnicos do Detrans e representantes da Ajidev testaram a travessia e alguns ajustes ainda serão feitos.
“Isso reforça o compromisso da Prefeitura de Joinville com a segurança viária e também com a inclusão. A botoeira traz mais segurança na travessia das pessoas com algum tipo de deficiência visual e também os idosos. Além de dar autonomia a essas pessoas”, explica o diretor-presidente do Departamento de Trânsito (Detrans), Paulo Rogério Rigo.
Para Lizi Telles, que é cega, a botoeira sonora traz a possibilidade de realizar a travessia de uma via movimentada, como a rua Santa Catarina, sem necessitar da ajuda de ninguém.
“É uma iniciativa muito necessária. Para mim, enquanto pessoa cega, é muito importante ter autonomia, ter a minha independência, mas para isso eu preciso me sentir segura para caminhar nas ruas aqui da cidade. Contar com esse recurso de acessibilidade vai ser maravilhoso, é qualidade de vida para a gente”, afirma Lizi.
Também estão sendo instaladas botoeiras sonoras na rua Nove de Março (em frente ao Terminal Urbano), na intersecção da rua Pedro Lobo com a rua Jacob Richlin, na intersecção da rua Dr. João Colin com a rua Princesa Isabel e na avenida Getúlio Vargas, em frente ao Hospital São José
Como funciona
Para ativar o modo sonoro das botoeiras, o pedestre deve encostar (não é preciso apertar) no botão por três segundos até ouvir a mensagem “Travessia solicitada, aguarde”. Em cima do botão há uma placa com essa explicação, em braile.
Quando a travessia segura for iniciada, o equipamento emite um “bip” longo e o sinal sonoro de travessia durante todo o tempo de travessia (no sinal verde para o pedestre).
No final do tempo da travessia soa um “bip” um pouco mais rápido alertando que o tempo de travessia segura chegou ao fim.
Caso a botoeira seja acionada por menos de três segundos, ela funciona como uma botoeira comum de travessia.
O tempo de travessia do pedestre é acionado, porém, o sinal sonoro de travessia não é transmitido pela botoeira.