A cidade de Joinville foi, mais uma vez, colocada em destaque no Mapa do Turismo Brasileiro, do Ministério do Turismo.
Recentemente, o órgão federal atualizou a nomenclatura das categorias da publicação e Joinville, que já era classificada como A, passou a ser denominada “Município Turístico”.
Com isso, a cidade permanece na categoria de alto desempenho, ao consolidar, a cada ano, a sua vocação turística.
“Essa continuidade demonstra a solidez do nosso trabalho e nos mantém aptos a aproveitar as oportunidades e políticas voltadas para o setor”, afirma a gerente de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Márcia Hamann.
A mudança principal é a substituição das categorias A e B por “Municípios Turísticos”, que agora englobam os locais com maior fluxo turístico e infraestrutura consolidada.
Além disso, a categoria C foi substituída por “Municípios com Oferta Turística Complementar”, enquanto a categoria D foi substituída por “Municípios de Apoio ao Turismo”.
Estas mudanças foram feitas para adequação à Nova Lei Geral do Turismo e no Plano Nacional de Turismo 2024-2027, visando alinhar a classificação à vocação turística de cada município.
A nova nomenclatura e os critérios mais específicos permitem uma gestão mais eficiente do turismo e o direcionamento de recursos de forma mais adequada, refletindo a diversidade e as especificidades de cada região turística.
Reconhecimento como este é fruto de ações como investimento em novos atrativos e o fortalecimento do convênio com o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, que permite promover os atrativos turísticos, além do trabalho de articulação, estruturação, qualificação e gestão da equipe da Secult, do trade e das entidades do setor.