O Governo de Santa Catarina apresentou a investidores o projeto de concessão do Complexo Turístico do Mirante da Serra do Rio do Rastro, visando atrair parcerias para modernizar e explorar de forma sustentável um dos principais pontos turísticos do estado.
No final de abril, foram realizadas reuniões presenciais em Lages e Florianópolis, além de encontros virtuais, com a participação de 11 empresas interessadas.
Os encontros, organizados pela Secretaria da Fazenda, Secretaria de Turismo e InvestSC, com apoio da consultoria responsável pelos estudos do projeto, tiveram como objetivo esclarecer dúvidas e detalhar aspectos operacionais, financeiros e contratuais da concessão.
O projeto prevê a concessão onerosa da área por 30 anos, durante os quais a empresa vencedora será responsável pela construção, operação, manutenção e exploração do complexo turístico.
A proposta inclui a construção de um pavilhão principal com anfiteatro, praça de eventos, lojas e restaurantes temáticos, além de infraestrutura de lazer, cultural, gastronômica e estacionamento.
O acesso ao mirante permanecerá gratuito para o público.
Entre as inovações previstas está a instalação de uma ponte de vidro, oferecendo aos visitantes uma experiência única de contemplação da paisagem.
O governador Jorginho Mello destacou a importância do projeto: “A Serra do Rio do Rastro é uma das paisagens mais encantadoras do mundo. A estrutura atual não comporta mais o potencial turístico da região. Por isso, lançamos a concessão de todo esse espaço, com um mirante gratuito para contemplar melhor esse paraíso, anfiteatro, praça, restaurantes temáticos — o que houver de mais avançado no mundo para nossa Serra, sem um centavo de dinheiro público”.
O Mirante da Serra do Rio do Rastro integra uma das rotas turísticas mais emblemáticas do Brasil, e a concessão busca potencializar ainda mais sua atratividade, promovendo o desenvolvimento econômico e turístico da região.