A Delegacia de Combate a Estelionatos (DCE) de Joinville prendeu em flagrante, nesta semana, um homem de 22 anos suspeito de integrar um grupo criminoso especializado em aplicar o chamado Golpe do Aniversário.
A ação ocorreu no bairro Boa Vista e contou com o apoio de diversas unidades do Departamento de Investigações Criminais (Decod, DRR, Decrim e DPA), além da Guarda Municipal, Nisp/Seprot e 2ª DRP, com base em troca de informações de inteligência com a DCE da Capital.
O golpe consistia em se passar por entregadores que surpreendiam as vítimas no dia do aniversário, com um suposto presente.
Na hora da entrega, alegavam que era necessário pagar uma taxa simbólica pelo serviço.
Usando uma máquina de cartão adulterada, o criminoso obtinha a senha do cartão da vítima e, ao violar os mecanismos de segurança, realizava transações de alto valor.
Muitas vezes, a fraude só era descoberta posteriormente, ao ser informada pelo banco — quando o “presente” já havia se transformado em um grande prejuízo.
Após a prisão, os policiais apreenderam em um condomínio na zona leste de Joinville diversos itens relacionados à prática criminosa: máquinas de cobrança de diferentes marcas, celulares, cartões de crédito e duas motocicletas utilizadas nos crimes.
Nos últimos meses, o grupo vinha atuando em várias cidades catarinenses, como Florianópolis, Palhoça, São José, Biguaçu e Joinville.
Estima-se que ao menos 25 vítimas tenham sido lesadas, com um prejuízo aproximado de R$ 300 mil.
A ação das forças de segurança resultou na desarticulação da quadrilha e reforça o alerta para que a população fique atenta a abordagens suspeitas, especialmente em datas comemorativas.