Joinville negocia novo acordo com cidade italiana no Programa Cidades-Irmãs

A Prefeitura está em tratativas com a cidade de Lucca, na Itália, para firmar um novo acordo no âmbito do Programa Cidades-Irmãs.

Os prefeitos de ambas as cidades já manifestaram interesse e as conversas estão avançadas.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Lucca atende aos critérios legais para firmar a parceria.

A cidade italiana abriga a empresa Fabio Perini S.p.A, referência mundial na fabricação de máquinas, o Perini Business Park, maior parque empresarial multissetorial da América do Sul.

Em resposta ao ofício enviado por Joinville, o prefeito de Lucca, Mario Pardini, encaminhou uma Carta de Intenções destacando possíveis áreas de cooperação, como cultura, turismo, economia e preservação histórica.

Lucca, localizada na região da Toscana, tem 90 mil habitantes e cerca de 38 mil empresas.

A ligação com Joinville também se fortalece pela atuação histórica de Fabio Perini no setor industrial da cidade.

Durante visita particular , o secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth, reuniu-se com autoridades locais e destacou semelhanças culturais e urbanas entre as cidades, como o incentivo ao uso de bicicletas e o paisagismo com flores.

As equipes técnicas agora trabalham nos trâmites para formalizar o acordo.

Programa Cidades-Irmãs

Criado pela Lei 9.826/2024, o Programa Cidades-Irmãs estabelece diretrizes para cooperação entre Joinville e cidades do Brasil e do mundo.

O objetivo é promover intercâmbios culturais, educacionais e econômicos, além de fortalecer a imagem internacional da cidade.

Para integrar o programa, é necessário haver interesse mútuo e afinidades culturais, sociais, econômicas ou geográficas entre os municípios.

Joinville já possui parcerias com seis cidades: Schaffhausen (Suíça), Chesapeake (EUA), Joinville-le-Pont (França), Spišská Nová Ves (Eslováquia), Langenhagen (Alemanha) e Zhengzhou (China).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.