Detran SC inicia uso de inteligência artificial para atendimento ao público

Para dar uma resposta mais rápida ao cidadão, o Detran/SC lançou nesta quinta-feira, 10, a Inteligência Artificial e nova atendente virtual Catarina. Em parceria com o Centro de Informática e Automação do Estado (Ciasc), a nova ferramenta vai agilizar o acesso aos serviços de trânsito em Santa Catarina.

Atualmente o Detran recebe, em média, mais de 800 mensagens de WhatsApp por dia, além dos mais de oito mil acessos ao site.

A Catarina está pronta para responder perguntas sobre consulta de débitos, nos serviços de CNH, veículos, penalidades e multas.

Catarina foi apresentada pelo presidente do Detran/SC, Kennedy Nunes, que falou que a ideia é ampliar os serviços que o cidadão vai encontrar entrando em contato com ela.

“A nossa Catarina, batizada pelo governador Jorginho Mello, que já conheceu e aprovou o projeto, vai atender o cliente do Detran nestes serviços mais procurados.

E olha que ela ainda está aprendendo, então muitos outros serviços poderão ser oferecidos pela Catarina.

O governador gostou tanto do projeto que depois da prova de conceito do Detran, a Catarina deve ganhar espaço em outras secretarias e órgãos do Estado.

A parceria com o Ciasc garantiu que a IA fosse nossa aliada no atendimento mais eficiente e ágil na prestação de serviços à população”, explicou Kennedy Nunes.

24 horas por dia, sete dias da semana

O sistema conta com suporte em tempo real por atendentes especializados, centralizando todas as informações em um único canal e facilitando o acesso aos serviços. A

ssim, as 33 Agências Regionais e a Central, bem como os 64 pontos de atendimento, poderão contar com esse serviço integrado e único para todo o Estado.

O número de contato é pelo WhatsApp: (48) 3664-1800, 24 horas por dia, sete dias por semana. Somente quando solicitado o contato com um atendente real, o serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

De acordo com o diretor de Tecnologia e Inovação do Detran/SC, Fabio de Oliveira, o governo estadual planeja expandir essa iniciativa para outros órgãos, visando uma gestão mais eficiente e integrada.

“A prova de conceito está acontecendo aqui no Detran, que é um órgão muito utilizado pelo cidadão e, com as boas experiências o projeto vai ser levado para os outros órgãos, principalmente, saúde e educação, que têm muito contato também com o público catarinense”, pontua o diretor de TI do Detran.

A expectativa é que, com a nova ferramenta, os cidadãos tenham acesso facilitado às informações e serviços públicos, promovendo uma maior transparência e agilidade no atendimento.

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