Ruas do Vila Nova que receberam calçadas drenantes precisam de cuidado especial por parte dos moradores

 

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), concluiu as obras de drenagem sustentável, requalificação e pavimentação em seis ruas do bairro Vila Nova.

Essas são as primeiras finalizadas do total de 64 ruas contempladas por um dos maiores projetos de infraestrutura urbana já realizados pelo município.

Com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o investimento supera R$95 milhões, incluindo supervisão e execução das obras.

As seis ruas que estão com as obras concluídas são Hercílio José da Silva, Edson Alves da Silva, Petronilha de Souza Fortunato, Luciano de Oliveira Cercal, Alberto Bez, Jacobus Felthaus e Anery Rosa Roque.

As vias foram requalificadas, com redes de drenagem, pavimentação, sinalização e, ainda, com as inéditas calçadas drenantes que ajudam a melhorar o fluxo das águas pluviais, atenuando riscos de cheias e reduzindo danos causados por inundações decorrentes da microdrenagem.

Eficiência depende de cuidados permanentes

Mais do que espaços para a circulação de pedestres, as calçadas drenantes fazem parte de um completo sistema de drenagem utilizado de forma inédita pela Prefeitura de Joinville.

No Vila Nova, elas ajudam a diminuir o fluxo da água da chuva, retardando o escoamento para o seu ponto de deságue, no Rio Águas Vermelhas.

Mas, para que as calçadas drenantes cumpram seu papel com eficiência, alguns cuidados devem ser tomados e é responsabilidade da população ajudar a preservar o seu funcionamento.

Por terem a estrutura porosa com o objetivo de absorver maior fluxo de água, não é permitido o depósito de materiais arenosos ou outros que possam obstruir o sistema drenante.

Além disso, a colocação de materiais ou equipamentos pesados, como veículos ou caçambas, também pode danificar a estrutura e prejudicar o sistema de drenagem.

Vale destacar que além da instalação de calçadas nas ruas que não eram pavimentadas e que fazem parte do projeto de requalificação no Vila Nova, a Prefeitura de Joinville substituiu as calçadas existentes anteriormente pelas novas com o sistema de drenagem.

O projeto das obras de drenagem, requalificação e pavimentação de ruas do bairro Vila Nova vai contar com 44 mil metros de calçadas drenantes, considerando os dois lados de cada rua contemplada.

Funcionamento do sistema de drenagem

A estrutura das calçadas drenantes é composta por camadas e possuem entre 20 e 80 centímetros de profundidade.

Na superfície, estão os pavers feitos com pedriscos que dão aos blocos uma estrutura mais porosa que permite melhor absorção da água.

Ainda na parte superior, orifícios na lateral do meio-fio ajudam a escoar a água da via para o sistema drenante da calçada.

Além disso, de acordo com a largura da calçada, nas ruas em que a área de passeio for menor ou igual a dois metros de largura, existe uma vala de retenção, ou seja, uma vala com profundidade variável e preenchida por diferentes tipos de pedra, que forma um reservatório.

Já as calçadas com largura igual ou superior a três metros, contam com canteiros inundáveis ou jardins de chuva que são pontos rebaixados da área de passeio que poderão ser cobertos por vegetação como grama ou arbustos.

Abaixo dessa camada, é feita uma base para assentamento com a utilização de pedra brita. Já no último nível da estrutura existe um colchão drenante feito com pedras um pouco maiores.

Os espaços vazios que ficam entre essas pedras formam reservatórios que retêm a água infiltrada por mais tempo.

Com isso, o escoamento da água para a rede de drenagem acontece de forma mais lenta minimizando riscos de inundação, já que reduz o fluxo de água destinado aos rios em um mesmo momento.

As obras continuam nas demais ruas do bairro Vila Nova que foram contempladas com o projeto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.