Um novo sistema de alertas para informar a população sobre interrupções no abastecimento de água tem paradas programadas ou emergenciais das Estações de Tratamento de Água (ETAs).
A primeira utilização do sistema está prevista para o próximo domingo (18/5), durante uma parada programada para obras de melhoria na ETA Cubatão.
Como funciona o sistema de alertas
Inspirado no Plano de Contingência (Plancon) da Defesa Civil, o sistema utiliza cores e estágios para indicar a situação do abastecimento de água em cada fase da manutenção.
A proposta é proporcionar uma comunicação mais transparente e didática, permitindo que a população acompanhe o processo de normalização do serviço.
Segundo Sidney Marques de Oliveira Junior, diretor-presidente da Companhia Águas de Joinville, “a comunicação será composta por uma sequência de estágios e cores, desde o início da manutenção até o restabelecimento total do sistema”.
Estágios e significados das cores
-
Laranja – Abastecimento impactado
A ETA está desligada e a manutenção está em andamento. A recomendação é utilizar água somente para beber, preparar refeições e higiene pessoal. -
Amarela – Abastecimento em recuperação
A manutenção foi concluída e a ETA religada. Redes e reservatórios estão sendo reabastecidos. O consumo consciente ainda é necessário até a completa normalização. -
Verde – Abastecimento normalizado
O sistema voltou à normalidade em todas as regiões atendidas pela estação.
Nos casos em que o processo de manutenção não siga o cronograma previsto ou haja uma interrupção inesperada, serão usadas duas cores adicionais:
-
Vermelha – Falta de água
Reservatórios e tubulações ainda estão sem água. Um gabinete de crise será ativado com participação da Prefeitura. -
Roxa – Falta de água (crise)
Indica um impacto prolongado no abastecimento. As equipes atuarão 24 horas por dia para a solução. O gabinete de crise incluirá representantes da Prefeitura, Águas de Joinville e órgãos competentes.