{"id":1145,"date":"2024-09-03T19:16:22","date_gmt":"2024-09-03T22:16:22","guid":{"rendered":"https:\/\/joinville.jornalfloripa.com.br\/jornaljoinville\/1145"},"modified":"2024-09-03T19:16:22","modified_gmt":"2024-09-03T22:16:22","slug":"semaforos-inteligentes-comecam-a-ser-instalados-em-joinville","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/joinville.jornalfloripa.com.br\/jornaljoinville\/1145","title":{"rendered":"Sem\u00e1foros inteligentes come\u00e7am a ser instalados em Joinville"},"content":{"rendered":"
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Os motoristas e pedestres que transitam nos cruzamentos da rua Santa Catarina com as ruas Roberto Lehm e Ary Barroso, no bairro Floresta, j\u00e1 podem observar os novos sem\u00e1foros que est\u00e3o em opera\u00e7\u00e3o, equipados com a tecnologia adaptativa de tempos. <\/span><\/p>\n

A implanta\u00e7\u00e3o da tecnologia faz parte da atualiza\u00e7\u00e3o da central semaf\u00f3rica realizada pela Prefeitura de Joinville, por meio do Departamento de Tr\u00e2nsito (Detrans).<\/span><\/p>\n

Popularmente conhecido como \u201csem\u00e1foro inteligente\u201d, o equipamento ajusta os ciclos e est\u00e1gios dos sinais e altera os tempos automaticamente, de acordo com o volume de tr\u00e1fego, melhorando o fluxo de ve\u00edculos.<\/span><\/p>\n

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O sistema deve beneficiar os usu\u00e1rios do tr\u00e2nsito em geral, incluindo motoristas e pedestres. <\/span><\/p>\n

Entre os benef\u00edcios est\u00e3o a otimiza\u00e7\u00e3o do fluxo de ve\u00edculos e a redu\u00e7\u00e3o de filas em determinados hor\u00e1rios, quando a movimenta\u00e7\u00e3o \u00e9 maior.<\/span><\/p>\n

Opera\u00e7\u00e3o inteligente<\/span><\/p>\n

O equipamento funciona da seguinte forma: em cada sem\u00e1foro do cruzamento \u00e9 instalada uma c\u00e2mera que faz o monitoramento em tempo real do fluxo de ve\u00edculos das vias principal e secund\u00e1ria.<\/span><\/p>\n

As informa\u00e7\u00f5es s\u00e3o enviadas para um controlador semaf\u00f3rico adaptativo, que faz a leitura dos dados e determina o tempo de abertura dos sem\u00e1foros.<\/span><\/p>\n

Atualmente, nos demais pontos da cidade, os tempos dos sem\u00e1foros s\u00e3o fixos, com programa\u00e7\u00e3o que pode variar de acordo com o dia e hor\u00e1rio, tamb\u00e9m considerando o fluxo de ve\u00edculos.<\/span><\/p>\n

Com o novo sistema, tanto para a via principal quanto para a via secund\u00e1ria, \u00e9 programado um tempo m\u00ednimo e m\u00e1ximo de abertura.<\/span><\/p>\n

O tempo m\u00ednimo \u00e9 obedecido em todos os ciclos. J\u00e1 o tempo de sinal verde pode ser estendido at\u00e9 o tempo m\u00e1ximo programado, conforme a satura\u00e7\u00e3o da via.<\/span><\/p>\n

Por exemplo: na via principal de um cruzamento, o tempo m\u00ednimo de abertura do sinal \u00e9 de 10 segundos e o tempo m\u00e1ximo 50 segundos. J\u00e1 na via secund\u00e1ria, o tempo m\u00ednimo \u00e9 de 10 segundos e o m\u00e1ximo 35 segundos.<\/span><\/p>\n

Quando o sem\u00e1foro abre na via principal, ap\u00f3s 10 segundos o controlador passa a monitorar os dados gerados pelas c\u00e2meras.<\/span><\/p>\n

Caso o fluxo de ve\u00edculos esteja intenso, o tempo de sinal verde pode ser estendido por at\u00e9 50 segundos.<\/span><\/p>\n

Caso o tr\u00e2nsito diminua ou pare antes do tempo m\u00e1ximo programado, o sem\u00e1foro da via principal fecha e abre o da via secund\u00e1ria, desde que tenha um ve\u00edculo no cruzamento para fazer o acesso \u00e0 via principal.<\/span><\/p>\n

Caso n\u00e3o tenha nenhum carro na via secund\u00e1ria, a via principal permanece aberta garantindo fluidez no tr\u00e2nsito.<\/span><\/p>\n

O novo sistema tamb\u00e9m \u00e9 flex\u00edvel e permite outro tipo de programa\u00e7\u00e3o. No caso de cruzamentos isolados, onde n\u00e3o existe sincronismo com outros cruzamentos pr\u00f3ximos, \u00e9 poss\u00edvel programar o fechamento do sem\u00e1foro da via principal apenas quando um ve\u00edculo for detectado pela c\u00e2mera da via secund\u00e1ria.<\/span><\/p>\n

Tr\u00e2nsito de pedestres<\/span><\/p>\n

Al\u00e9m do sistema inteligente para ve\u00edculos, os equipamentos tamb\u00e9m contam com o sem\u00e1foro para pedestres que continuam funcionando da mesma forma como j\u00e1 ocorre atualmente.<\/span><\/p>\n

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Quando o pedestre aperta a botoeira, abre o tempo para travessia que pode variar de acordo com a largura da via e outros fatores.<\/span><\/p>\n

O Departamento de Tr\u00e2nsito de Joinville planeja a implanta\u00e7\u00e3o de outros 30 sem\u00e1foros inteligentes, em diferentes pontos da cidade. <\/span><\/p>\n

Os equipamentos dever\u00e3o estar presentes em locais onde h\u00e1 intenso movimento em hor\u00e1rios de pico e, tamb\u00e9m, em cruzamentos com grande altera\u00e7\u00e3o no fluxo de ve\u00edculos durante o dia e onde \u00e9 mais dif\u00edcil programar os tempos de forma fixa.<\/span><\/p>\n

A requalifica\u00e7\u00e3o vi\u00e1ria da Rua Santa Catarina que est\u00e1 em andamento no trecho entre a Rua Augusto Schmidt at\u00e9 a Rua Jo\u00e3o Gomes de Oliveira, representa um investimento de R$ 6,8 milh\u00f5es e contempla a pavimenta\u00e7\u00e3o em asfalto em toda a extens\u00e3o, cal\u00e7adas acess\u00edveis com paisagismo, instala\u00e7\u00e3o de abrigos de passageiros, <\/span><\/p>\n

nova sinaliza\u00e7\u00e3o vi\u00e1ria, al\u00e9m de que, nos pontos de parada de \u00f4nibus foi utilizado concreto na pista.<\/span><\/p>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Os motoristas e pedestres que transitam nos cruzamentos da rua Santa Catarina com as ruas Roberto Lehm e Ary Barroso, no bairro Floresta, j\u00e1 podem observar os novos sem\u00e1foros que est\u00e3o em opera\u00e7\u00e3o, equipados com a tecnologia adaptativa de tempos. A implanta\u00e7\u00e3o da tecnologia faz parte da atualiza\u00e7\u00e3o da central… Continue lendo → <\/span><\/a><\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-1145","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-sem-categoria"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/joinville.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1145","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/joinville.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/joinville.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/joinville.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/joinville.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=1145"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/joinville.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1145\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/joinville.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1145"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/joinville.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=1145"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/joinville.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=1145"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}