{"id":548,"date":"2024-08-12T20:40:20","date_gmt":"2024-08-12T23:40:20","guid":{"rendered":"https:\/\/joinville.jornalfloripa.com.br\/jornaljoinville\/548"},"modified":"2024-08-12T20:40:20","modified_gmt":"2024-08-12T23:40:20","slug":"relatorio-do-cenipa-sobre-acidente-com-voo-2283-sai-em-30-dias","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/joinville.jornalfloripa.com.br\/jornaljoinville\/548","title":{"rendered":"Relat\u00f3rio do Cenipa sobre acidente com voo 2283 sai em 30 dias"},"content":{"rendered":"
\n

O Centro de Investiga\u00e7\u00e3o e Preven\u00e7\u00e3o de Acidentes Aeron\u00e1uticos (Cenipa) finalizou, na manh\u00e3 desta segunda-feira (12), a fase inicial da investiga\u00e7\u00e3o do acidente com o voo 2283, da empresa a\u00e9rea Voepass (antiga Passaredo).<\/p>\n

Em nota, a For\u00e7a A\u00e9rea Brasileira (FAB) informou que os motores do turbo\u00e9lice ATR 72-500, fabricado pela companhia franco-italiana Avions de Transport R\u00e9gional (ATR), bem como outras partes do avi\u00e3o que podem ser \u00fateis \u00e0 investiga\u00e7\u00e3o administrativa do acidente, j\u00e1 foram removidas e transportadas para a sede do Servi\u00e7o Regional de Investiga\u00e7\u00e3o e Preven\u00e7\u00e3o de Acidentes Aeron\u00e1uticos (Seripa), em S\u00e3o Paulo (SP).<\/p>\n

\u201cA investiga\u00e7\u00e3o do acidente aeron\u00e1utico segue sendo realizada, com o levantamento de outras informa\u00e7\u00f5es necess\u00e1rias, a fim de identificar os poss\u00edveis fatores contribuintes\u201d, explica a FAB, na nota. O Cenipa deve concluir um relat\u00f3rio preliminar apontando as prov\u00e1veis causas da queda da aeronave em at\u00e9 30 dias.<\/p>\n

Operado pela Voepass, o avi\u00e3o, prefixo PS-VPB, decolou de Cascavel (PR) na manh\u00e3 da \u00faltima sexta-feira (9),\u00a0transportando 62 pessoas<\/strong><\/span>, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes. O destino final do voo era o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), mas o ATR 72-500\u00a0caiu subitamente, rodando em \u201cparafuso\u201d, quando sobrevoava a cidade de Vinhedo, no interior paulista, a cerca de 110 quil\u00f4metros de Guarulhos. N\u00e3o houve sobreviventes.<\/p>\n

Al\u00e9m da investiga\u00e7\u00e3o administrativa a cargo do Cenipa, cujo objetivo \u00e9 esclarecer as causas de acidentes a\u00e9reos em geral e, assim, rever padr\u00f5es de seguran\u00e7a de voo e tentar impedir a ocorr\u00eancia de eventos parecidos, a queda do avi\u00e3o \u00e9 alvo de dois inqu\u00e9ritos policiais, um instaurado pela Pol\u00edcia Federal (PF)\u00a0e outro pela Pol\u00edcia Civil de S\u00e3o Paulo.<\/p>\n

No in\u00edcio da tarde, a FAB tamb\u00e9m informou que disponibilizou uma aeronave cargueiro, modelo KC-390, para transportar de S\u00e3o Paulo a\u00a0Cascavel\u00a0as urnas funer\u00e1rias das v\u00edtimas do acidente. Vinte e quatro das 62 v\u00edtimas do voo 2283 eram de Cascavel. O avi\u00e3o militar j\u00e1 se encontra na Base A\u00e9rea de S\u00e3o Paulo, \u201caguardando as libera\u00e7\u00f5es oficiais por parte dos demais \u00f3rg\u00e3os envolvidos na ocorr\u00eancia\u201d.<\/p>\n

\"\"<\/p>\n

PUBLICA\u00c7\u00d5ES LEGAIS<\/strong><\/span><\/h3>\n

CITA\u00c7\u00d5ES \u2013 EDITAIS -LEIL\u00d5ES \u2013 COMUNICADOS \u2013 BALAN\u00c7OS \u2013 CONVEN\u00c7\u00d5ES \u2013 PRESTA\u00c7\u00d5ES DE CONTAS<\/strong><\/p>\n

\u00a0<\/p>\n

\u00a0<\/p>\n

\u00a0<\/p>\n

\u00a0<\/p>\n

\u00a0<\/p>\n

\u00a0<\/p>\n

\u00a0<\/p>\n

\u00a0<\/p>\n

\u00a0<\/p>\n

\u00a0<\/p>\n

\u00a0<\/p>\n

Joinville \u2013 jornal \u2013 not\u00edcias \u2013 urgente \u2013 jornalismo \u2013 elei\u00e7\u00f5es 2024 \u2013 Santa Catarina<\/strong><\/p>\n<\/p>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

O Centro de Investiga\u00e7\u00e3o e Preven\u00e7\u00e3o de Acidentes Aeron\u00e1uticos (Cenipa) finalizou, na manh\u00e3 desta segunda-feira (12), a fase inicial da investiga\u00e7\u00e3o do acidente com o voo 2283, da empresa a\u00e9rea Voepass (antiga Passaredo). Em nota, a For\u00e7a A\u00e9rea Brasileira (FAB) informou que os motores do turbo\u00e9lice ATR 72-500, fabricado pela… Continue lendo → <\/span><\/a><\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-548","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-sem-categoria"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/joinville.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/548","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/joinville.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/joinville.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/joinville.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/joinville.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=548"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/joinville.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/548\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/joinville.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=548"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/joinville.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=548"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/joinville.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=548"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}