Musicarium promove intercâmbio cultural para alunos bolsistas

Após sete anos levando ensino musical gratuito para crianças e adolescentes de Joinville (SC), o Musicarium Academia Filarmônica Brasileira vai iniciar uma etapa importante para os seus alunos.

Entre os dias 26 de setembro e 5 de outubro de 2024, a Camerata de Cordas e o Grupo de Percussão vão realizar a sua primeira turnê internacional, passando pela Alemanha, Suíça e Holanda, países que são referência no ensino de música.

De acordo com o Presidente do Conselho Administrativo do Musicarium, Ernesto Heinzelmann, essa conquista foi possível também graças a uma série de ações baseadas em uma governança estruturada. Além disso, a transformação social promovida pelo instituto e o desenvolvimento de músicos de excelência, resultaram nos convites para realizar a turnê.

Durante o intercâmbio, os jovens músicos vão apresentar uma série de concertos com um repertório que vai de Villa-Lobos a Tchaikovsky. As apresentações de música clássica vão passar pelas cidades: Amsterdã, La Chaux-de-Fonds, Genebra, Berna e Karlsruhe. Além dos concertos, os estudantes do Musicarium irão ministrar uma masterclass sobre percussão brasileira para os alunos do Conservatoire de Musique Neuchâtelois, na Suíça.

O intercâmbio promete ser uma oportunidade para o crescimento pessoal e artístico desses alunos.

Agenda da turnê No dia 26 de setembro, os alunos do Musicarium vão se apresentar no Conservatório de Música de Neuchâtel, na Suíça.

No Sábado, 28, os jovens seguem para Genebra e se apresentam no Conservatório de Música de Genebra.

Fechando os concertos na Suíça, no dia 29 de setembro, acontece em Berna uma apresentação no Centro Paul Klee.

A apresentação na Alemanha está marcada para 1º de outubro no Fórum HFM Karlsruhe-Wolfgang Rihm.

A turnê mundial se encerrará na Holanda no dia 5 de outubro com um concerto especial no Conservatório de Amsterdã (Bernard Haiting Hall).

O Musicarium O Musicarium é uma academia de música orquestral que atende mais de 180 crianças e adolescentes, todos bolsistas.

Com o objetivo de estabelecer uma Orquestra Filarmônica Profissional, o centro de estudos surgiu em 2017, como um projeto do Core Excellence Center, focado na formação de base com musicalização infantil e iniciação musical.

A maioria dos jovens atendidos estudam em escolas municipais, possuem restrições econômicas e recebem uma oportunidade única com a criação do Musicarium.

A iniciativa socioeducacional só é possível graças ao esforço e dedicação de professores, funcionários, voluntários, alunos e patrocinadores.

Ernesto Heinzelmann A história do Musicarium caminha lado a lado com a trajetória do empresário Ernesto Heinzelmann.

Atualmente ele faz parte do conselho administrativo e foi um dos principais incentivadores do projeto.

Heinzelmann uniu a sua vontade de investir na educação de crianças e adolescentes, com o objetivo de mudar a realidade deles por meio da música.

“Instituições sociais como o Musicarium desempenham um papel crucial na promoção do bem-estar e na transformação da sociedade.

É por meio delas que muitos jovens conquistam oportunidades de um futuro mais promissor”, declarou Ernesto Heinzelmann.

Com o seu envolvimento no projeto, Ernesto Heinzelmann já conseguiu mostrar a importância do Musicarium para empresários do país, que hoje contribuem com a manutenção de bolsas dos alunos e, também, com a construção de uma nova sede (que ampliará o atendimento para 500 jovens).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.