Semana de Enfermagem 2025 une conhecimento e prática com palestras, oficinas e reflexões sobre a profissão

A enfermagem é um dos serviços mais estratégicos na área da Saúde, atuando nas frentes da atenção primária, secundária e terciária, representando hoje 1.033 servidores na Saúde Municipal.

Para refletir, promover ações e celebrar a força destes profissionais para o cuidado da população, iniciou nesta terça-feira (13), no Auditório da Reitoria da Univille, a Semana da Enfermagem 2025.

A partir do tema “Saúde planetária: desafios e a atuação crítica da Enfermagem”, proposto pela Associação Brasileira de Enfermagem, o evento é organizado pela Secretaria da Saúde por meio da Gerência de Enfermagem e Gestão Assistencial.

Até o dia 15 de maio, na Univille, o evento promove palestras, oficinas e práticas.

A programação aborda assuntos como saúde mental do profissional de enfermagem, práticas educativas, biossegurança, responsabilidade civil, atendimento a doenças negligenciadas, entre outras temáticas.

Maio é um mês especial para os profissionais da enfermagem.

No dia 12, foi celebrado o Dia Internacional da Enfermagem, e no dia 20, o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem.

“A Enfermagem é uma das colunas que sustentam o nosso sistema de saúde, está na linha de frente, acompanhando o paciente em todas as fases da vida. Mais do que um reconhecimento, esta semana é um momento de escuta, valorização e, acima de tudo, compromisso com estes profissionais que fazem a diferença nas rotinas de saúde do nosso município”, ressalta Rodrigo Andrioli, secretário de Saúde, durante a abertura oficial da programação.

A abertura da Semana contou com a presença de profissionais, docentes e estudantes da área.

Vanessa Cardoso Pacheco, gerente de Enfermagem da Secretaria de Saúde e uma das organizadoras do evento, destaca que os temas deste ano – saúde planetária e saúde mental – vão ao encontro do contexto atual e do cotidiano destes profissionais.

“Tivemos uma vivência recente com a pandemia, diretamente ligada às questões ambientais. A saúde planetária vem nesse sentido, propor reflexões para gerar mudanças no futuro. Já a saúde mental dos profissionais de enfermagem é algo que precisamos debater em busca de soluções para a prevenção”, ressalta a gerente.

Na abertura, a Mesa Redonda “A Importância do Papel da Enfermagem no SUS” destacou o papel estratégico da profissão para o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde.

“O profissional de enfermagem atua na assistência direta no SUS, está presente em todos os pontos de atenção, na atenção primária, PAs, nos serviços especiais, desde a entrada do usuário no serviço e ao longo de todo o seu cuidado. É muito relevante discutir os diversos papeis deste profissional dentro do Sistema Único de Saúde”, argumenta Vanessa.

A Semana Brasileira de Enfermagem acontece em todo o Brasil. Em Joinville, a programação segue nos dias 14 e 15 de maio, na Univille.

A programação é gratuita e destinada a profissionais e estudantes da área de enfermagem.

Para se inscrever, confira a programação no site da Prefeitura (bit.ly/SemanaEnfermagemJoinville) e clique no link de inscrição por tema de interesse.

Use o cupom “enfermagem”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.