Manutenção de túmulos em Joinville: responsabilidade familiar e ações da Prefeitura

Neste final de semana, diversos vídeos circularam nas redes sociais, sobre uma suposta violação de túmulos no cemitério do bairro Rio Bonito, em Joinville.

Os vídeos alertavam ainda sobre práticas religiosas envolvendo os túmulos.

Entre os relatos, foram encontrados túmulos destinados a crianças abertos.

Em resposta, a Prefeitura de Joinville emitiu um esclarecimento sobre a situação, informando que o processo de manutenção que está em andamento, começou pelas sepulturas de crianças, que apresentavam maior estado de abandono.

A Secretaria de Meio Ambiente (Sama) informou que está realizando um processo de regularização de sepulturas abandonadas no Cemitério Rio Bonito.

Desde maio, a prefeitura tem publicado informações sobre o assunto e contatado as famílias cadastradas com dados atualizados. Segundo a nota, “não houve registro de vandalismo ou qualquer crime no local durante o final de semana”.

Além disso, a administração municipal ressaltou que é responsabilidade dos familiares o cuidado e a manutenção dos locais de sepultamento.

Secretário de Meio Ambiente Reitera Responsabilidade das Famílias por Manutenção de Túmulos

O secretário do Meio Ambiente, Fábio Jovita, destacou que a responsabilidade pela manutenção dos locais de sepultamento é das famílias.

Ele afirmou que, após a vistoria e identificação de sepulturas abandonadas, a prefeitura iniciou o processo de limpeza e exumação dos corpos, que são então encaminhados ao ossário municipal.

Jovita também reforçou que, até o momento, nenhum caso de violação foi identificado.

Ele garantiu que o trabalho de manutenção continuará nos próximos dias, visando a preservação e a dignidade dos espaços. 

Um edital publicado em 6 de agosto também informa sobre exumações e o traslado de restos mortais para o ossário municipal. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.