Vendavais atingem seis estados com instabilidade associada ao ciclone

Vento forte a intenso atingiu nesta quinta-feira (24), seis estados brasileiros, todos do Sul e do Sudeste, como efeito direto ou indireto da formação de um profundo ciclone sobre o Uruguai e que derrubou a pressão atmosférica no Centro-Sul do Brasil.

Dados de estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia indicaram até o começo da noite desta quinta-feira rajadas de vento superiores a 80 km/h no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Os estragos pelos vendavais se concentraram principalmente nos estados da Região Sul, onde uma linha de instabilidade associada ao ciclone se formou no Rio Grande do Sul e avançou no decorrer do dia para Santa Catarina e o Paraná com vendavais.

Os temporais causaram queda de energia  nos três estados do Sul. No meio da tarde, segundo dados das concessionárias, cerca de dois milhões de pessoas estavam sem energia na soma do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde mais de 500 mil clientes estavam sem luz.

No Sudeste do Brasil, a queda da pressão atmosférica com ar quente e úmido gerou muitas áreas de instabilidade fortes durante a tarde com chuva localmente forte e ainda vendavais isolados que localmente foram intensos.

Estações particulares e de outros órgãos indicaram rajadas muito fortes em cidades sem medição do órgão federal ou equipamento em ponto distinto da localidade. No caso do Rio Grande do Sul, estação automática particular em Igrejinha, no Vale do Paranhana, acusou vento de 133 km/h.

Em Santa Maria, a Força Aérea Brasileiro reportou durante a manhã rajada de vento de 104 km/h na base aérea, no bairro Camobi. O risco de vendavais prossegue no Sudeste do Brasil à medida que a linha de instabilidade do Sul do Brasil avança para Norte.

O começo desta sexta-feira (25), é de alto risco de tempo severo no estado de São Paulo. Da tarde para a noite de sexta, novas e intensas áreas de instabilidade vão se formar no Sudeste com vendavais isolados e chuva localmente intensa.

Fonte: MetSul

Adicionar aos favoritos o Link permanente.