31 novos cuidadores de idosos formados em curso gratuito

Nesta quinta-feira (21), a Pró-Rim Educação realiza a cerimônia de formatura de 31 alunos da primeira turma do curso de Cuidador de Idosos, em São Francisco do Sul.

Com aulas 100% gratuitas, os estudantes tiveram a chance de aprender sobre uma profissão e buscar novos caminhos para geração de renda, por meio de uma educação de qualidade.

As aulas foram oferecidas a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A realização do curso foi possível por meio de patrocínio via Edital Social da ArcelorMittal, e faz parte do projeto “Valorização, Respeito e Cuidado com a Pessoa Idosa.

A Fundação Pró-Rim foi beneficiada no programa InterAção Social em 2024, promovido pela empresa líder no Brasil na produção de aço.

Foram 52 encontros presenciais, de março a outubro deste ano, sempre duas vezes por semana.

Lilia Moura, 44 anos, é uma das alunas que está se formando e há alguns meses já coloca em prática o que tem aprendido no curso.

Porém, há mais de dez anos já tem cuidado de pessoas idosas ou com alguma doença em sua família.

E no atualmente, ela tem a missão de cuidar de seus pais Dalila Nass, 80 anos, e Gustavo Nass, 84.

Sua mãe sofreu uma queda há algum tempo e quebrou o fêmur. Desde então, precisa se locomover em cadeira de rodas.

O pai, pela idade avançada, também já precisa de alguns cuidados.

“Eu decidi fazer o curso de cuidador para saber como lidar melhor com meus pais, aprender sobre medicamentos, como cuidar dos idosos, para ter uma experiência e poder estar mais tranquila. Também descobri recentemente que meu filho de 12 anos é autista, e precisa de cuidados especiais”, conta.

Diante disso, Lilia diz que vêm constantemente buscando mais conhecimento.

“Foi um curso muito bom, com muito conhecimento, algumas coisas também na área de enfermagem. E acho que para quem for trabalhar como cuidador de idoso tem que der muita paciência, dedicação, conhecimento, ter empatia pelas pessoas”, comenta a aluna.

Avaliação

As aulas ocorreram na E.B.M. Waldemar da Costa. Rua Wili Lehm, 111, no bairro Água Branca, em São Francisco do Sul.

Segundo a coordenação do curso, praticamente todos os alunos já atuaram ou atuam na função, inclusive com visitas e atividades em Casas de Repouso, onde realizaram atividades com idosos.

Para o diretor educacional da Pró-Rim Educação, Guilherme Maggi, “é muito importante essa parceria com a com ArcelorMittal, porque pudemos levar a nossa missão que é transformar vidas através da educação ao lado de uma grande empresa, que também valoriza o ser humano”.

O diretor ainda destaca que o sentimento é de missão cumprida, com muita entrega de valor aos alunos.


“E já pensamos e mais cursos para o próximo ano, em São Francisco do Sul”, afirma.

Além disso, é preciso destacar que um curso sempre proporciona a geração de emprego, já que são necessários contratar professores, além de formar novos profissionais, que irão atuar naquela cidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.