Instituto Internacional Juarez Machado completa 10 anos

O espaço cultural criado pelo mais importante e ilustre artista nascido em Joinville tornou-se referência em artes no Sul do Brasil e um dos mais importantes pontos turísticos de Joinville, e abre suas portas neste sábado para visitação gratuita.

A programação conta com duas novas exposições de Juarez Machado: “C’ est La Vie”, que será a exposição número 100 do Instituto Internacional Juarez Machado e sintetiza a vida e a carreira do artista; e “Etudes”, em que são apresentados os caminhos para a criação artística de Juarez Machado por meio de seus esboços e estudos.

As galerias do espaço cultural também receberão a inauguração de outras duas exposições: “Vestígios Urbanos: Uma Projeção da Existência”, da jovem artista joinvilense Paolla Victória, e “BACO”, do experiente artista gaúcho Tonico Alvares.

Haverá ainda lançamento do livro “O Visitante”, do fotógrafo Danísio Silva, apresentação da Orquestra Acadêmica Villa-Lobos, da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, apresentação de dança do Centro de Dança e Pesquisa Fernando Lima, apresentação circense e oficina de pintura com crayon para crianças com os Irmãos Feitosa.

Para iniciar a festa, o ator Affonso Herbert estará recepcionando o público caracterizado como Juarez Machado, com o saxofonista Ravel Abner. As opções de gastronomia ficarão por conta do Menu Nômade.

Também será realizado o lançamento do Vinho Juarez Machado, com rótulo da Villa Francioni. O IIJM fica aberto até as 18 horas.

Criação do IIJM era sonho de infância de Juarez Machado

Juarez Machado nasceu em Joinville em 16 de março de 1941, filho de um caixeiro viajante que retornava das viagens com antiguidades, fotos e histórias, e de uma talentosa operária que pintava leques em uma fábrica local.

Apaixonado pelas artes desde a infância, ele cresceu em uma Joinville que ainda não oferecia escolas de artes plásticas ou espaços culturais.

Por isso, entre seus sonhos de infância estava não apenas tornar-se um artista de sucesso, mas um dia retornar à sua cidade natal e montar um espaço de incentivo às artes.

Ele realizou este sonho em 2014 ao inaugurar o Instituto Internacional Juarez Machado na antiga casa de seus pais, no bairro América.

Em 2018, ele adquiriu o terreno ao lado da propriedade e ampliou a sede do IIJM.

O espaço cultural é uma entidade sem fins lucrativos que possui dois pavilhões que abrigam galerias de arte onde são expostas obras de Juarez Machado e de artistas locais, nacionais e internacionais.

Também há uma biblioteca artística, uma loja exclusiva e a casa principal, onde estão o setor administrativo, de pesquisa e educativo.

“Mais do que um grande centro de artes e de cultura, o Instituto Internacional Juarez Machado é a extensão de toda a vida e a obra de Juarez em seus mais de 70 anos de carreira.

Ele é uma verdadeira declaração de amor à Joinville”, afirma Edson Busch Machado, presidente do IIJM.

Confira a programação deste sábado, 23/11 – 10 anos do Instituto Internacional Juarez Machado

C’est La Vie, de Juarez Machado
Curadoria de Edson Busch Machado e Kaoru Gabriel
Espaço Central Juarez Machado

A partir das 10 horas

“C’est La Vie” sintetiza a carreira de Juarez Machado e suas vivências por diversas cidades do mundo, dialoga com inúmeros artistas e tantas outras incontáveis inspirações.

A curadoria é de Edson Busch Machado e de Kaoru Gabriel, cientes do papel de envolvimento e responsabilidade neste percurso, e mantendo a inspiração do espírito criativo e empreendedor do artista.

Etudes, de Juarez Machado
Curadoria de Edson Busch Machado e Kaoru Gabriel
Pavilhão expositivo inferior
A partir das 10 horas

O percurso que levou o artista a criar suas obras de arte é a gênese desta exposição.

Estudos, esboços e rascunhos criados por Juarez Machado em diversas fases de sua vida artística foram a base da investigação para elaborar, construir e desenvolver esta incomum curadoria de Edson Busch Machado e Kaoru Gabriel.

A exposição é um convite para o apreciador viajar pelos traços livres e pelas experimentações em técnicas mistas: a liberdade do pensamento fruindo antes das camadas finais.

Não há certo ou errado, são camadas de inspiração e paixão!

Vestígios Urbanos: Uma Projeção da Existência, de Paolla Victória
Curadoria de Lucila Horn
Biblioteca Artística
A partir das 10 horas

Esta é a primeira exposição individual da jovem artista joinvilense Paolla Victória, resultado de uma pesquisa em fotografia desenvolvida ao longo de sua graduação em Artes Visuais.

Explorando os silêncios dos lugares de passagem, a artista desloca seu olhar para detalhes que provavelmente a maioria de nós não observaria no dia a dia

BACO, de Tonico Alvares
Curadoria de Edson Busch Machado
Pavilhão Expositivo Superior
A partir das 10 horas

Para a fotografia, a luz é essencial. Para a produção de vinho, é algo a ser evitado.

Entre esses dois universos, Tonico buscou Baco, deus do vinho, nas caves da Villa Francioni. Como resultado, uma resposta gráfica, à beira do abstrato. Mais ambiguidade e menos
documento.

Uma celebração ao imaginário, ao festejo e à beleza.

Lançamento do livro “O Visitante”, de Danísio Silva

Às 11 horas

“O Visitante” mescla ficção e linguagem poética enquanto acompanha a trajetória do personagem Susej, que vem de uma dimensão avançada onde não existem o tempo, a palavra e a forma preestabelecida pela mente concreta.

Danísio Silva é fotógrafo e já lançou 12 livros autorais ou em parceria com o jornalista Paulo Clóvis Schmitz, quase todos falando de Florianópolis, suas belezas, seus personagens, suas características ambientais, sociais e humanas.

Orquestra Acadêmica Villa-Lobos, da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior
Regência: Voldis Sprogis
Às 11h30

Oficina de Pintura com os Irmãos Feitosa
Às 14 horas
Para crianças de 7 a 12 anos, com vagas limitadas por ordem de chegada

Apresentação de dança, com o Centro de Dança e Pesquisa Fernando Lima
Às 15 horas

A companhia joinvilense apresenta o solo de dança contemporânea “Em um céu de algodão doce”, com o bailarino Mijael Amohab e coreografia de Fernando Lima; e “Espaço Reduzido”, com a bailarina Beatriz Furlan e coreografia de Paulo Zachin.

Apresentações circenses com personagens performáticos
Às 15h15

Serviço:

Endereço: Instituto Internacional Juarez Machado (Rua Lages, 994 – América)
Horário: neste sábado, dia 23, das 10h às 18h. O IIJM abre de terça a sábado, das 9h às 18h.

Entrada: neste sábado, dia 23, a entrada será gratuita.

Nos outros dias, R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada para professores, estudantes, pessoas acima de 60 anos, jovens de baixa renda, doadores de sangue, PCD e acompanhante.

Pessoas que chegam de bicicleta têm entrada gratuita)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.