Joinville fecha estação de tratamento de água após vazamento de ácido tóxico

Medida de segurança afeta abastecimento em diversos bairros após acidente na Serra Dona Francisca

Joinville fecha estação de tratamento de água após vazamento de ácido tóxico

Reprodução

MA Companhia Águas de Joinville, juntamente com a Prefeitura, instalou um Gabinete de Crise em resposta ao vazamento de ácido sulfônico na Área de Proteção Ambiental (APA) Serra Dona Francisca. Como medida imediata, a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão suspendeu preventivamente a captação de água nesta segunda-feira.

A decisão de fechar a ETA Cubatão visa assegurar a qualidade da água para os consumidores. A interrupção temporária no abastecimento afeta diversos bairros, incluindo Adhemar Garcia, América, Anita Garibaldi, entre outros. A Companhia Águas de Joinville informou que o fornecimento será normalizado após análises químicas confirmarem a segurança da água para consumo.

O incidente originou-se com o tombamento de um caminhão transportando ácido sulfônico na Serra Dona Francisca (SC-418), conhecida como “curva da morte”, no quilômetro 16. Seguido do acidente, ocorreu um incêndio e o consequente vazamento do produto químico. Sargento Indalecio Schlickmann, da Polícia Militar Rodoviária, alertou para os riscos do produto e recomendou a população a manter distância da área afetada.

Além da PMRv, a situação mobilizou os Bombeiros Voluntários de Joinville, a Polícia Militar Ambiental e a Companhia Águas de Joinville. Não houve divulgação de informações sobre os ocupantes do caminhão até o momento.

Equipes da Defesa Civil e da Secretaria do Meio Ambiente de Joinville, através da unidade de Gestão Ambiental, estão presentes no local para implementar medidas de contenção e fornecer orientações técnicas necessárias.

A população aguarda a liberação do acesso à Serra Dona Francisca e a normalização do abastecimento de água nos bairros afetados.

ALERTA

A PMRv e a SIE ALERTAM os motoristas e a população para que evitem utilizar a Serra Dona Francisca nesta segunda-feira, ou até a liberação total da via para o tráfego de veículos.

O produto que vazou do caminhão acidentado já está inclusive gerando mau cheiro na região afetada. Bombeiros e policiais estão usando máscaras de segurança e promovendo a retirada das pessoas que moram nas proximidades do acidente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.