Cachorrinha que foi jogada em ponte de Joinville recebe atendimento do CBEA

Resgatada na última terça-feira (25), por volta das 21h30, na Ponte Raimundo Paulo da Silveira, no bairro Comasa, na Zona Leste de Joinville, a cachorrinha Veneza é um triste exemplo das situações que são atendidas pelo Centro de Bem-Estar Animal (CBEA), da Prefeitura de Joinville.

O serviço é operacionalizado pela clínica veterinária Clinicão, que presta serviços veterinários além de atividades como transporte, plantão e manejo dos animais.

Desde que foi resgatada, Veneza permanece na clínica passando por exames e recebendo acompanhamento veterinário. Ela já fez exames de sangue e raio-x. O diagnóstico é de uma leve anemia, trombocitopenia (que é a redução de plaquetas) O tratamento para esse quadro foi iniciado. Por enquanto não há previsão de alta, porém a evolução do quadro clínico é positiva, com a cachorrinha ativa.

Na manhã desta quinta-feira (27), Veneza fez um rápido passeio na praça que fica próxima à clínica e aproveitou os momentos no sol.

“O resgate foi bem rápido. Recebemos o chamado por volta das 21h e às 21h30 a Veneza estava sendo resgatada. Foi o tempo de deslocamento entre o CBEA, que fica no bairro Vila Nova, até o bairro Comasa. Com as ambulâncias veterinárias que temos no CBEA, preparadas para esse tipo de resgate, o animal é acolhido e já iniciamos os primeiros atendimentos”, explica Elisabet de Sousa Mendes, gerente do CBEA Joinville.

Ao longo de 2024, foram feitos mais de 1,9 mil atendimentos a animais que chegaram ao CBEA em situação de emergência ou urgência. Eles passaram por procedimentos como exames, consultas, cirurgias, curativos, fisioterapia, administração de medicamentos, vacinação, transfusão, entre outros.

Adoção

Segundo o CBEA, já há uma pessoa que ajudou no resgate interessada na adoção da Veneza. O CBEA está com os dados do possível adotante e o processo terá continuidade após a completa recuperação da cachorrinha.

É importante reforçar que há outros animais do CBEA esperando por um lar. Para conhecer os animais disponíveis, para adoção, basta acessar o site da Prefeitura (FeiraVirtualAdocao).

Frequentemente as fotos dos animais que estão à espera de um lar são atualizadas no site. Os interessados entram no link e preenchem um formulário dizendo que têm interesse em conhecer o bichinho. Depois disso, é só aguardar que um profissional vai fazer contato para dar andamento no processo.

É possível combinar uma visita ao CBEA para conhecer pessoalmente o animal, ou ainda visitar outros que também podem ser adotados.

Em 2024, foram 366 adoções. Além disso, o CBEA trabalha com a modalidade de fiel depositário de cães apreendidos de maus-tratos. Foram outras 216 adoções com esse perfil, totalizando mais de 580 animais que encontraram um lar com muito amor para passar os seus dias.

O Centro de Bem-Estar Animal de Joinville, de responsabilidade da Unidade de Bem-Estar Animal da Secretaria do Meio Ambiente (Sama), atende animais que não possuem tutores e que estão em situação de risco de morte, feridos, que foram atropelados ou vítimas de violência.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.