Joinville recebe grupo de promotores de eventos para conhecer estrutura e atrativos da cidade

 

Até domingo (30/3), Joinville recebe 25 líderes de entidades de classe nacionais para conhecerem a estrutura da cidade que se destaca como um destino preparado para receber grandes eventos.

Eles participam do Conecta Weekend, que é promovido pela MCI Brasil, por meio do convênio para promoção turística assinado entre o Joinville Convention Bureau e a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).

O evento reúne conteúdo, networking, conhecimento e uma experiência imersiva para apresentar a infraestrutura da cidade e seu potencial turístico.

“Realizar o ConectaA Weekeend em Joinville é uma forma que nós temos de atrair executivos de grandes entidades do Brasil para conhecer Joinville e saberem que a cidade está preparada para receber grandes eventos. Quando vamos para um evento com uma apresentação, um vídeo, e levamos um material impresso, as pessoas não têm a real dimensão do que a cidade representa. Porém, quando essas pessoas estão aqui e elas entram numa imersão para conhecer a região, isso muda totalmente a visão”, explica o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth.

Para Giorgio Souza, executivo do Joinville Região Convention & Visitors Bureau, fazer os representantes de cada grupo ter o conhecimento aprofundado das opções da cidade é fundamental.

“Nós preparamos uma programação que proporciona experiências, inclusive exclusivas, para que eles possam perceber e sentir a essência de Joinville, para que saiam daqui realmente com algo que marque e convença-os a trazer os seus eventos aqui para a nossa cidade” reforça.

Entre os visitantes, estão entidades das áreas de medicina e saúde, indústria têxtil, da moda, de alimentação, pesquisa espacial, contabilidade, entretenimento, turismo e eventos, entre outros.

Buscando novos locais para congressos, Erick Serra, gerente executivo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, participa do evento para conhecer a infraestrutura da cidade.

“Tenho uma expectativa grande de conhecer a estrutura da cidade para poder levar adiante as possibilidades de realizar os congressos por aqui. Em 2024 o Congresso da Sociedade aconteceu em Florianópolis, então por que não trazer alguns eventos para Joinville?”, questiona o executivo.

A imersão ocorre durante quatro dias.

Os convidados chegaram na quinta-feira (27/3) e foram recebidos no Instituto Internacional Juarez Machado, onde assistiram uma apresentação especial dos alunos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Nesta sexta-feira (28/3), participam de um encontro na Expoville, para apresentar o maior centro de convenções e exposições da cidade.

A agenda contemplou palestras de diferentes profissionais do mercado sobre gestão, inovação e marketing para associações.

No sábado (29/3), o grupo vai conhecer a arte e a cultura de Joinville.

Eles vão assistir uma apresentação do Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, e farão um tour pela fábrica da Opa Bier.

Também farão uma visita ao Ágora Tech Park, em busca de novas ideias por meio de uma vocação inovadora.

O último dia de evento será marcado com uma visita guiada ao Parque Hemero – Jardins como Arte, onde os convidados vão conhecer a beleza dos jardins e das flores.

A gastronomia joinvilense está presente durante todos os dias, com a ida a diversos restaurantes tradicionais da cidade durante a estadia dos convidados.

Turismo é um dos eixos do Plano de Desenvolvimento Estratégico de Joinville

O turismo é um dos segmentos que tem recebido atenção especial, com foco no desenvolvimento e fomento do setor.

A localização privilegiada de Joinville, além da estrutura de hotéis, serviços e espaços para realização de eventos são alguns dos pontos fortes.

Além disso, as opções de passeio que contemplam roteiros da serra ao mar, encantam os visitantes.

Em 2024, o setor de turismo gerou R$8,4 milhões em arrecadação de Imposto Sobre Serviço (ISS).

Esse valor contempla 26 diferentes serviços e atividades relacionadas ao setor, inclusive pertinentes à área de eventos, tais como exploração de centros de convenções, planejamento de eventos, apresentação de palestras, movimentação de passageiros, entre outros.

Já a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços gerado pelo setor de turismo do município, para o Estado de Santa Catarina, foi de R$42,1 milhões, incluindo serviços de alimentação, transporte, hospedagem, entre outros.

A média da taxa de ocupação hoteleira foi de 64,27% no ano passado.

A título de comparação, a ocupação em 2019, último ano antes da pandemia de Covid-19, foi de 54,95.

Outro dado que demonstra o crescimento de Joinville como um destino é a movimentação de aproximadamente 487 mil passageiros, entre embarques e desembarques pelo Aeroporto de Joinville, em 2024.

De acordo com a CCR Aeroportos, concessionária que administra o terminal, houve um crescimento de 13% em comparação ao ano anterior.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.