Massa de ar frio deve derrubar as temperaturas na região Sul do Brasil

A primeira massa de ar frio de maior intensidade e abrangência do outono, está a caminho do Brasil e vai derrubar a temperatura nos próximos dias na Região Sul e em parte do Sudeste, projeta o Portal MetSul Meteorologia. Na manhã desta quarta-feira (2), a massa de ar frio ainda estava distante, no extremo Sul da América do Sul, na retaguarda de uma frente fria que avança hoje pela região da Patagônia.

O ar frio trouxe mínimas hoje no Sul da Argentina de -2,3ºC em Rio Grande; -1,0ºC em Esquel; e -0,8ºC em Ushuaia. O ar frio, entretanto, recém começava a ingressar hoje cedo na Patagônia. Nesta quinta-feira (3), a incursão de ar frio deve alcançar o Centro da Argentina e o Sul do Uruguai, determinando uma queda acentuada da temperatura em Buenos Aires e em Montevidéu.

Na sequência, a massa de ar frio vai se deslocar para o Sul do Brasil, devendo começar a ingressar no Rio Grande do Sul no final na quinta-feira e ao longo da sexta-feira (4). Por isso, a sexta-feira terá uma tarde com temperaturas bastante amenas em Porto Alegre e na maior parte do estado gaúcho com máximas ao redor e abaixo dos 20ºC na maior parte do estado gaúcho.

Sexta-feira e fim de semana serão mais frios

Os dias de temperatura mais baixa no Rio Grande do Sul e na maior parte da Região Sul devem ser a sexta-feira, o sábado (5) e o domingo (6), esperando-se gradua aquecimento a partir do começo da semana que vem. O sábado, em especial, deve ter as menores mínimas.

 

Nos Aparados da Serra e no Planalto Sul de Santa Catarina, nas áreas de maior altitude do Sul do Brasil, o começo do sábado pode ter mínimas perto e ao redor de 0ºC, não se descartando as primeiras marcas negativas de 2025.

Massa de ar frio vai provocar geadas

A massa de ar frio vai provocar a ocorrência de geada no Sul do Brasil, de acordo com a previsão do Portal MetSul Meteorologia. A geada tende a ser mais forte em baixadas dos locais de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

No domingo, as áreas com ocorrência de geada tendem a ser menores e devem se concentrar mais entre os Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul e o Planalto Sul de Santa Catarina.

Fonte: MetSul

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.