O atleta joinvilense Miguel Vargas dos Santos, de 16 anos, conquistou a medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano Júnior de Taekwondo, na categoria até 45Kg.
A competição ocorreu no último final de semana (5 e 6/4), na cidade de Querétaro, no México.
Nas três lutas que disputou como integrante da Seleção Brasileira de Taekwondo, Miguel venceu por 2 rounds a 0, acumulando pontuação exemplar.
Na final, o joinvilense derrotou o canadense Levi Gavas.
Além da medalha de ouro em sua categoria, por sua técnica, disciplina e respeito ao adversário, o joinvilense morador do bairro Anita Garibaldi conquistou o título de melhor técnica e foi eleito o melhor atleta masculino do campeonato.
“Me sinto honrando em poder representar o meu país, o meu estado e a minha cidade, Joinville, com dignidade e respeito. E poder levar a minha bandeira ao lugar mais alto do pódio é a melhor sensação que eu posso ter”, celebra o atleta.
Miguel Vargas dos Santos é atleta bolsista da Secretaria de Esportes (Sesporte) da Prefeitura de Joinville e, em 2024, foi o primeiro joinvilense a conquistar uma vaga na Seleção Brasileira de Taekwondo, feito que se repetiu neste ano.
Entre outras importantes vitórias de Miguel, estão o primeiro lugar o Rio Open de Taekwondo, e segundo lugar no Campeonato Brasileiro de Taekwondo, em 2024.
Ainda no ano passado, ficou com o bronze no Pan-Americano, também no México, e neste ano, foi campeão no Grand Slam de Taekwondo, no Rio de Janeiro.
Filho dos mestres em Taekwondo Ieda Vargas dos Santos e Jean Cristiano dos Santos, e irmão do faixa preta na arte marcial Gabriel Vargas dos Santos, Miguel iniciou no esporte aos dois anos de idade.
“O Taekwondo já vem de berço e ver o Miguel conquistando o mundo é um orgulho. E sei que os sonhos dele não vão parar por aqui, ele tem muitas conquistas ainda”, comemora o pai do atleta, Jean Cristiano dos Santos.