Prefeitura recebe visitas técnicas de universitários em obra da Ponte Joinville

 

Devido à grandeza do projeto e dos diferenciais do método construtivo utilizado, os trabalhos realizados na obra da Ponte Joinville se tornam referências para a área educacional.

O local da obra virou ponto de visitas técnicas programadas envolvendo, principalmente, profissionais que atuam na área da engenharia ou estudantes que pretendem trabalhar nesse segmento.

Nesta semana, o canteiro de obras, localizado no bairro Boa Vista, recebeu a visita de dez alunos do curso de Engenharia Civil de Infraestrutura, da Universidade de Santa Catarina (UFSC) em Joinville.

Eles foram recebidos pela equipe de engenheiros da Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Joinville e da construtora Áyla, responsável pela construção.

Os estudantes conheceram melhor o cantitravel, equipamento usado na obra que facilita a implantação das estacas que formam o eixo da ponte, enquanto contribui para a redução do impacto ambiental.

O cantitravel funciona com um guindaste gigante, alimentado por estruturas sobre trilhos, que levam insumos e todas as ferragens que são inseridas dentro das estacas.

A professora da disciplina de Pontes, Anelize Borges Monteiro, ressaltou a importância da visita de estudo.

“Esta oportunidade proporciona aos estudantes acompanhar os processos da construção em andamento, abrangendo o projeto, o canteiro de obra e a experiência dos engenheiros, dos mestres e das pessoas que trabalham no local. Com isso, além da teoria, conseguimos ter uma visão expandida da prática”, destaca.

A universitária Luah Maria Libani Santos também gostou da experiência de ver de perto os trabalhos na Ponte Joinville.

“Estamos fazendo a disciplina sobre pontes e, com esta visita, podemos ver na prática o que estamos aprendendo na sala de aula”, disse a aluna.

Além dos universitários, a obra da Ponte Joinville recebeu também outras visitas, como de representantes da Associação Empresarial (Acij) e do Núcleo de Engenharia da Associação de Joinville e Região das Pequenas e Micro Empresas (Ajorpeme).

A visitas técnicas para estudantes e entidades de engenharia civil e áreas relacionadas podem ser solicitadas à Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, pelo e-mail: [email protected].

Os encontros são para grupos de até 12 pessoas e ocorrem as quintas-feiras e sábados, a cada quinze dias.

 

Sobre a Ponte Joinville

A Ponte Joinville terá aproximadamente 980 metros de comprimento e 26 metros de largura e vai ligar as regiões Sul e Leste de Joinville, partindo da Avenida Alwino Hansen, no bairro Adhemar Garcia, seguindo sobre o rio Cachoeira, e sendo conectada com o sistema viário do bairro Boa Vista, nas ruas São Leopoldo e São Borja.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.