Entre os dias 7 e 12 de abril (segunda-feira a sábado), primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, a Secretaria da Saúde de (SES) Joinville aplicou 11.994 doses do imunizante.
O número equivale a 7,8% da população que faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, que são as crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes e idosos com 60 anos ou mais.
Para esses grupos, a meta de vacinação é de, no mínimo, 90%.
Do total de pessoas imunizadas, 10.428 são idosos com 60 anos ou mais, o que representa 11% da população desse grupo.
Entre o público infantil, tomaram a vacina 795 crianças de 2 a 5 anos (1,9% da população), e 553 com idade entre 6 meses a menores de 2 anos (5% do grupo).
Já entre as gestantes, 218 receberam o imunizante, número que equivale a 4% dessa população.
No último sábado (12/4), 745 pessoas se vacinaram nas sete Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) que atenderam das 9h às 16h.
As Unidades que participaram da ação especial da SES, foram a UBSF Saguaçu, UBSF Dom Gregório, UBSF Itinga, UBSF Itaum, UBSF Adhemar Garcia, UBSF João Costa e UBSF Morro do Meio.
Vacinação continua para os grupos prioritários
A campanha de vacinação contra a gripe continua para os grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde.
Na primeira etapa da campanha, podem receber o imunizante as pessoas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação, que são as crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes e idosos com 60 anos ou mais.
A imunização também está disponível para os trabalhadores da saúde; puérperas (mulheres que tiveram bebê a menos de 45 dias); professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Onde se vacinar
A vacina contra a gripe está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) de Joinville, com exceção da UBSF Jativoca. Não é necessário agendar.
A orientação é chegar ao local pelo menos meia hora antes do fechamento. Os endereços e horários de atendimento estão disponíveis no site da Prefeitura (bit.ly/UBSFJoinville).
Na Sala Central de Vacinas (Rua Abdon Batista, 172 – Centro), o atendimento também é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
A orientação é chegar pelo menos 30 minutos antes do fechamento.
As UBSFs e a Sala de Vacinas Central funcionam de segunda a sexta-feira, com exceção de feriados e pontos facultativos.