O Procon de Joinville divulgou a pesquisa de preços de pescados, tradicionalmente realizada nos dias que antecedem a Páscoa, quando muitas pessoas deixam de consumir a carne vermelha.
O levantamento, realizado nesta segunda-feira (14), traz os preços de produtos in natura e congelados.
A pesquisa foi feita em 11 estabelecimentos da cidade, entre peixarias e supermercados.
Foram pesquisados 20 tipos de pescados: anchova inteira, atum (posta e em filé), bacalhau (lombo e desfiado), posta de cação, camarão médio sem e com casca, camarão grande branco, posta de corvina, filé de linguado, filé de merluza, filé de pescada, robalo inteiro, salmão (filé e posta), sardinha (limpa e suja) e tilápia (filé em posta).
Os produtos com maior variação de preço entre os estabelecimentos pesquisados foram: posta de atum (1.234%), filé de atum (659%), filé de tilápia (270%), lombo de bacalhau (243%).
Já os itens que tiveram maior aumento de preço em comparação ao ano passado foram: robalo inteiro (24%), filé de atum (22%), filé de merluza (11%) e filé de salmão (9%).
Alguns produtos registraram queda de preço em relação ao ano de 2024. Foram eles: bacalhau desfiado (-42%), posta de atum (-28%), posta de tilápia (-24%) e filé de tilápia (-18%).
Todos os preços correspondem ao valor do produto por quilo.
Em alguns estabelecimentos, os produtos são embalados com peso pré-definido. A pesquisa completa está disponível no site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/PesquisaProconPescado).