Desde que foi concluída a substituição da rede de abastecimento do Iririú e do Jardim Iririú, em agosto de 2024, a Companhia Águas de Joinville acompanha os resultados para avaliar o impacto do investimento.
Um levantamento sobre a incidência de vazamentos mostra que o número de rompimentos de rede reduziu 75% na região, poupando mais de 1 milhão de litros de água.
Além da troca de 27 km de tubulações em várias ruas da região, foram substituídos 1,8 mil ramais, que são as tubulações que levam água da rua até os imóveis.
A obra teve investimento de aproximadamente R$ 7,2 milhões e já beneficia diretamente 4,7 mil moradores.
Os recursos foram obtidos através de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Ruas com grande fluxo de veículos, como a rua Das Cegonhas, Senador Rodrigo Lobo e Areia Branca, sofreram poucas interrupções no trânsito durante o período de obras.
O serviço foi executado em sua maior parte nas calçadas, por meio de Método Não Destrutivo (MND), no qual é possível realizar as intervenções sem abertura de grandes extensões de valas e com menos impacto para a população.
“Em 2023, o número de vazamentos de rede chegou a 32 em uma única rua. Nesse caso, só ficar consertando não vale a pena, porque a rede era antiga e voltava a romper logo. Agora, com a infraestrutura renovada, atingimos o objetivo de reduzir as perdas e também as interrupções no abastecimento de água da região para execução de consertos”, explica Clarissa Campos de Sá, gerente do Centro de Inteligência em Operações da Companhia.
Companhia inicia desativação da antiga rede
A obra para a substituição da rede de abastecimento do Iririú e do Jardim Iririú teve início em junho de 2023.
Neste mês, a Companhia Águas de Joinville trabalha em mais uma etapa.
Atualmente, ocorre a desativação das estruturas que deixaram de ser utilizadas.
A previsão é que os serviços sejam concluídos ainda no primeiro semestre deste ano.
A primeira etapa de um processo de desativação de redes é o fechamento dos seus pontos de alimentação.
A interrupção da passagem da água pelas tubulações pode ser feita por meio do fechamento de registros ou da colocação de tampões.
Feito isso, a segunda etapa é verificar se, mesmo após essa ação, alguns trechos de rede ainda continuam ativos.
Em caso positivo, novos registros são instalados para garantir que a água não terá mais passagem pelas antigas tubulações, somente pelas novas.
“É importante que as redes antigas não sejam mais utilizadas porque já possuem várias emendas e são feitas de materiais mais frágeis, aumentando a chance de rompimentos e podendo gerar perdas de água”, explica Lucas Emanuel Martins, gerente de Água da Companhia.
Caso seja necessária a instalação dos registros, é possível que haja interrupção pontual no abastecimento de água da região para realização das obras, e a população será comunicada com antecedência nos canais da Companhia.
Nesse período de desativações, podem ocorrer também situações pontuais de falta de água em alguns imóveis, em função de ainda estarem conectados às redes que foram desativadas.
Nestes casos, os moradores podem entrar em contato com a Companhia, através da Central de atendimento – 115 – ou do WhatsApp (47) 99771-8115, para que a conexão à rede nova seja realizada.
Os canais de atendimento funcionam todos os dias, 24 horas.
Imagens da realização das obras nos bairros Iririú e Jardim Iririú: (https://bit.ly/3RidPKg)