Mais uma etapa muito importante na obra de construção da Ponte Joinville teve início nesta quarta-feira (16), quando foi içada a estrutura do cantitravel no bairro Adhemar Garcia.
A obra passará a contar com dois equipamentos com essa tecnologia, inédita em Joinville, trabalhando simultaneamente, um do lado do Boa Vista e outro do lado do Adhemar Garcia.
Com o andamento da obra, a chegada das estruturas será simultânea ligando os dois lados da ponte.
A vantagem da utilização do cantitravel é fazer a implantação das camisas metálicas cravadas, que formarão o eixo da ponte, causando o mínimo de impacto ao ecossistema local.
A plataforma que está sendo montada no Adhemar Garcia vai sustentar os equipamentos necessários para o avanço da obra.
“É um momento muito significativo para a obra porque representa o início do lado do Adhemar Garcia com a cravação das camisas metálicas. A plataforma será içada por dois guindastes para chegar aos trilhos em direção ao rio. Depois, vamos colocar na plataforma os equipamentos necessários”, explica Paulo Mendes Castro, diretor executivo da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra).
Todo o conjunto do cantitravel chega a pesar 350 toneladas.
A plataforma mede 12 por 15 metros.
“Em cima da plataforma, vai ser colocado um guindaste de 160 toneladas, além de um grupo gerador, compressores, martelos de cravação das camisas, toda a estrutura de um escritório com container e banheiros químicos, além de iluminação e máquina de solda. Todo esse conjunto é o que chamamos de cantitravel”, explica o diretor.
A primeira etapa da obra do lado do Adhemar Garcia foi a cravação de perfis metálicos e então virá a cravação de camisas metálicas com o uso do cantitravel.
“Nossa previsão é que a chegada deles será na mesma data dos dois lados do rio. Teremos dois equipamentos, um do lado do Adhemar Garcia em direção ao rio Cachoeira e o outro que já partiu e está no meio da ilha como a gente chama, do lado do Boa Vista em direção ao rio Cachoeira”, fala o diretor.
O cantitravel facilita a implantação das estacas que formam o eixo da ponte, enquanto contribui para a redução do impacto ambiental.
Ele funciona com um guindaste gigante, alimentado por estruturas sobre trilhos, que levam insumos e todas as ferragens que são inseridas dentro das estacas.
“Então esse equipamento vai avançando sobre a mata e cravando as camisas metálicas. Depois coloca-se o trilho e o cantitravel vai pelo trilho até a camisa que ele mesmo cravou. E assim sucessivamente. A cada oito metros a gente tem uma linha de camisas metálicas”, detalha Paulo.
Na margem situada no bairro Boa Vista, o cantitravel começou a operar no final de janeiro.
“É um processo que começa às margens do rio e vai avançando sobre a área interferindo minimamente na vegetação. Ele vai cravando as estacas, escavando e concretando e depois vem a sequência construtiva. Ele utiliza estritamente o necessário para fazer a cravação das estacas, os blocos de fundação e a construção dos pilares”, diz o diretor.
Esse equipamento é utilizado em obras de portos ou de pontes onde o acesso é mais difícil.
Na Ponte Joinville, ele é utilizado devido ao ecossistema do manguezal.
Sobre a Ponte Joinville
A Ponte Joinville terá aproximadamente 980 metros de comprimento e 26 metros de largura e vai ligar as regiões Sul e Leste de Joinville, partindo da Avenida Alwino Hansen, no bairro Adhemar Garcia, seguindo sobre o rio Cachoeira, e sendo conectada com o sistema viário do bairro Boa Vista, nas ruas São Leopoldo e São Borja.
Serão duas pistas para cada um dos sentidos, além de área para acostamento, ciclovia e calçada para pedestres.
A expectativa é que diariamente, cerca de 65 mil pessoas passem pela ponte após a conclusão da obra.
Com a construção da Ponte Joinville, cerca de 448 mil moradores dessas regiões serão diretamente beneficiados com a melhoria da mobilidade.
Além disso, o percurso para deslocamento entre as regiões Leste e Sul vai diminuir, impactando positivamente para as pessoas que utilizam quatro terminais urbanos de transporte coletivo.
Sonora com o engenheiro Paulo Castro – diretor da Secretaria de Infraestrutura Urbana e imagens da instalação do cantitravel pelo lado do Adhemar Garcia: (https://bit.ly/3RS1hcM)