Vaticano revela causa da morte do papa Francisco

O Vaticano divulgou nesta segunda-feira (21) a causa oficial da morte do Papa Francisco.

De acordo com o boletim médico emitido pela Santa Sé, o pontífice faleceu em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC), agravado por um quadro de insuficiência cardíaca.

Francisco, de 88 anos, faleceu nas primeiras horas da manhã em sua residência no Vaticano. Apesar do estado de saúde delicado nos últimos meses, o Papa manteve-se ativo e próximo dos fiéis até os seus últimos dias.

No domingo (20), chegou a fazer uma breve aparição pública, sendo aplaudido por milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro.

O Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, foi o primeiro pontífice latino-americano da história da Igreja Católica.

Ele assumiu o pontificado em 2013, após a renúncia de Bento XVI, e será lembrado por sua simplicidade, carisma, firmeza nas questões sociais e pela defesa incansável dos mais vulneráveis.

O corpo será velado na Basílica de São Pedro, com cerimônias abertas ao público. O funeral será realizado nos próximos dias, com a presença de autoridades religiosas e chefes de Estado do mundo todo.

Com a morte do Papa, o Colégio dos Cardeais se reunirá para dar início ao processo do conclave, que elegerá o próximo líder da Igreja Católica.

Enquanto isso, fiéis de todo o mundo prestam homenagens e orações em memória de Francisco.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.