A Secretaria da Saúde encerra nesta sexta-feira (9/5) a primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe, voltada exclusivamente para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
A imunização está disponível nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), com exceção da UBSF Jativoca, além da Sala Central de Vacinas, no Centro. Não é necessário agendamento.
A orientação é chegar ao local pelo menos 30 minutos antes do encerramento das atividades.
Entre os grupos prioritários estão crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, professores, indígenas, pessoas com comorbidades ou deficiência, caminhoneiros, entre outros.
Até a última segunda-feira (5/5), 44.972 doses haviam sido aplicadas na cidade, sendo 31.147 em integrantes do grupo prioritário, o que representa apenas 20,4% da cobertura prevista.
A maior parte foi destinada a idosos.
A diretora de Políticas de Saúde da SES, Aline Berkenbrock, reforça a importância de aproveitar o momento de menor procura nas unidades e lembra que a proteção só é efetiva após duas a três semanas da aplicação.
A vacina oferecida é trivalente, protegendo contra os vírus influenza A (H1N1), A (H3N2) e B.
Mesmo quem já se vacinou em anos anteriores deve tomar a nova dose, pois ela é atualizada conforme os vírus em circulação.
Neste sábado (10/5), ocorre o Dia D da vacinação contra a gripe, com 13 UBSFs abertas em diversas regiões da cidade.
Os endereços e horários de atendimento estão disponíveis no site da Prefeitura: (bit.ly/UBSFJoinville)