O Plenário da Câmara de Vereadores aprovou, nesta quarta-feira (7), a proposta da Prefeitura que autoriza a abertura de crédito adicional especial de R$ 700 mil no orçamento da Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur).
Esse montante será destinado ao financiamento de um estudo de engenharia para avaliar a viabilidade da construção de uma ponte ligando a região da Vigorelli, em Joinville, à Vila da Glória, em São Francisco do Sul.
O estudo, orçado em R$ 4,3 milhões, será conduzido pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da Amunesc (CIM-Amunesc) e contará com a participação financeira de quatro municípios: Joinville (40%), São Francisco do Sul (30%), Itapoá (20%) e Garuva (10%) .
A previsão é que o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) seja concluído em até 18 meses após a emissão da ordem de serviço, o que projeta sua finalização para o segundo semestre de 2026.
O estudo abrangerá análises de tráfego, impactos ambientais, aspectos socioeconômicos e definição de traçados, fornecendo subsídios para a elaboração do projeto executivo da ponte, cuja extensão estimada é de 1,2 mil metros
A iniciativa visa oferecer uma alternativa ao atual serviço de ferry boat, frequentemente alvo de críticas devido a interrupções e problemas operacionais.
A construção da ponte é vista como uma solução para melhorar a mobilidade entre os municípios envolvidos e fomentar o desenvolvimento regional.