Nesta segunda-feira (12), a Delegacia de Combate a Estelionatos (DCE), de Joinville, em operação conjunta com demais unidades policiais, após a troca de informações de inteligência, prendeu em flagrante um homem de 22 anos, no bairro Boa Vista, na Zona Leste de Joinville pelo crime conhecido como Golpe do Aniversário.
Simulando a cobrança de uma taxa fictícia em decorrência do serviço de entrega prestado no dia do aniversário da vítima e se utilizando de um dispositivo eletrônico para obtenção da senha (máquina de cartão adulterada), os falsos entregadores por meio da violação dos mecanismos de segurança, tentavam subtrair grandes valores das contas das vítimas que somente percebiam a fraude ao serem avisadas algum tempo depois pelos seus respectivos bancos. O presente recebido se tornava rapidamente um prejuízo.
Em seguida a detenção, foram apreendidos em um condômino da Zona Leste, diversos objetos com origem ilícita, como máquinas de cobrança de diversas marcas, aparelhos de celular, cartões de crédito, além de duas motocicletas empregadas na prática nos crimes investigados.
No último mês, aproximadamente 25 pessoas sofreram com esse tipo de ação planejada pela associação criminosa, com um dano estimado próximo a R$ 300 mil nas cidades de Florianópolis, Palhoça, São José, Biguaçu e Joinville.
A Polícia Civil de Santa Catarina prosseguirá com a apuração para que todos os envolvido no golpe sejam responsabilizado criminalmente.