Uma reunião realizada nesta terça-feira (13/05) entre os governos municipais de Araquari e Guaramirim, definiu os detalhes da parceria para a construção de uma ponte que vai ligar os dois municípios.
A Prefeitura de Guaramirim fará o projeto para construção de uma nova ponte de concreto, de mão dupla, que será construída ao lado da ponte pênsil de madeira que já existe.
A estrutura permitirá a passagem de carros e micro-onibus.
O custo da obra será dividido entre os dois municípios.
Atualmente, a estrutura de madeira que passa sobre o Rio Itapocu, foi construída em 1.978, e permite a passagem de pedestres, ciclistas e motociclistas, e liga a Estrada Bananal do Sul, em Guaramirim, com a Estrada Geral Guamiranga, em Araquari.
A ponte tem 112 metros de extensão, e sem ela, o usuário precisa fazer um contorno de 16 quilômetros para chegar no mesmo local.
Devido a proximidade, os municípios compartilham a oferta de serviços como acesso à saúde e educação para os moradores de ambas as cidades.
A última reforma na estrutura foi custeada pela Prefeitura de Araquari, em 2022, que já sinalizou que fará uma nova manutenção, em breve, para garantir a segurança dos usuários.
Para o Prefeito de Guaramirim, Adriano Zimmermann, essa ponte é uma reivindicação antiga da região.
“Fomos buscar essa parceria com Araquari para contribuir para o desenvolvimento dessa região. Ficou decidido que nós vamos fazer o projeto por Guaramirim, e depois vamos buscar recursos na esfera Estadual e Federal, além de colocar recursos de ambas Prefeituras”.
Já o Prefeito de Araquari, Gordo Jasper, a ponte é importante para atender a comunidade de ambos os lados. “Por ser um bairro que fica na divisa dos municípios, o morador usufrui de forma compartilhada de diferentes serviços, posto de saúde, escolas, igreja, comércio, então, garantir a segurança do ir e vir do cidadão, é muito importante para nós”.