Frente fria romperá bloqueio atmosférico e trará chuva ao Sul do Brasil

Frente fria vai avançar com chuva pelo Sul do Brasil, parte do Centro-Oeste e parte da Região Sudeste na segunda metade desta semana, acabando com a onda de calor e rompendo mesmo que brevemente com o bloqueio atmosférico associado a uma grande massa de ar seco e quente.

A massa de ar muito quente avança para o Sul e cobre grande parte do Rio Grande do Sul com temperatura elevada e calor para a época do ano em diversas localidades. O avanço do ar quente reforça a instabilidade ao longo de uma frente semi-estacionária com chuva e risco de temporais isolados de raios e granizo no Uruguai e áreas próximas do Rio Grande do Sul, como a fronteira, parte do Oeste e o extremo Sul.

Nesta quinta-feira (22), a frente começa a se mover para Norte como uma frente fria, já que vai estar sendo impulsionada por uma massa de ar frio avançando pela Argentina e o Uruguai. O sistema frontal traz chuva para todas as regiões gaúchas no decorrer do dia. Pode chover até o final da quinta ainda em setores do Oeste catarinense.

Na sexta-feira (23), o tempo melhora no Oeste, Centro e Sul do Rio Grande do Sul, contudo a frente fria avança mais e traz chuva para o Norte gaúcho, Santa Catarina e quase todo o Paraná. Na divisa dos estados gaúcho e catarinense, a chuva poderá se forte.

No sábado (24), por sua vez, a frente ingressa no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil. Chove em todo o Paraná e forte em várias áreas e a instabilidade avança para o Sul do Mato Grosso do Sul e parte do estado de São Paulo. No Rio Grande do Sul, pode voltar a chover de forma isolada por um sistema de baixa fria.

No domingo (25), a frente fria atuará mais no Atlântico na costa brasileira e traz chuva para o Leste de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e de forma isolada no Mato Grosso do Sul e no Sul de Minas Gerais. No Sul do Brasil, sistema de baixa fria traz precipitação localizada.

A massa de ar frio será capaz de deslocar a frente fria com chuva para muitas áreas do Centro-Sul do Brasil, alcançando muitas localidades que têm experimentado tempo seco sob forte onda de calor.

As projeções indicam grande variabilidade de volumes na atuação desta frente fria. Em muitos locais os volumes tendem a ser baixos, mas em diferentes pontos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná os volumes podem ser expressivos, com acumulados de 50  a 100 milímetros.

Fonte: MetSul

PUBLICAÇÕES LEGAIS

CITAÇÕES – EDITAIS -LEILÕES – COMUNICADOS – BALANÇOS – CONVENÇÕES – PRESTAÇÕES DE CONTAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Joinville – jornal – notícias – urgente – jornalismo – eleições 2024 – Santa Catarina

 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.