Exposição de colagens no porão do MAJ faz desafio ao olhar

Não há segredo que seja eterno nem verdade que nunca apareça. Mas é preciso estar atento e procurar em todos os lugares, até em porões como o do Museu de Arte de Joinville (MAJ), onde no dia 27 de agosto será revelada “Onde Estão seus Olhos”, nova exposição da artista visual joinvilense Adriane König.

Uma instigante coleção de colagens que incitam a reflexão sobre a percepção da realidade e fica em cartaz no MAJ até 13 de outubro.

Espalhadas pelas paredes deste espaço clássico das artes joinvilenses estão 55 obras que aludem a uma questão central destes tempos atuais: o difícil acesso à verdade.

Por meio de muito estudo, pesquisa, recortes e análise do assunto, além do imprescindível acompanhamento do curador Marc Engler, Adriane chegou a um número expressivo de quadros que buscam provocar a reflexão sobre a veracidade ou não do que estão vendo.

Para a artista, é preciso chamar a atenção das pessoas para fatos do cotidiano que passam despercebidos, mas que requerem nossa atenção. “O olho é uma metáfora para o despertar de uma consciência da realidade.

Precisamos aprender a ver direito’, diz Adriane a respeito de um elemento presente em todos os trabalhos produzidos para a exposição. “O olho é uma sugestão de alerta para que estejamos mais atentos ao que é real”.

“Onde Estão seus Olhos” é a terceira mostra individual de Adriane König apenas em 2024, além das 13 coletivas que integrou nos últimos três anos. Uma produção que ficou adormecida por 14 anos e voltou com toda a intensidade e potência na pandemia.

Foi um momento de conexão consigo mesma, e nessa continuidade e experimentos com técnicas diversas, foi a colagem que fez mais sentido.

“A colagem tem esse encantamento de poder juntar pedaços de imagens distintas e dar a elas um novo significado. Ao mesmo tempo em que a tesoura retalha o papel, a cola une centenas de partes aparentemente desconexas que já existiam e permite que elas se recomponham, criando novos conceitos e percepções”, explica Adriane.

Com a mentoria de Marc Engler, Adriane mergulhou nos estudos de Antroposofia – método de conhecimento da natureza, do ser humano e do universo -, pesquisas, cursos de arte e visitas técnicas a museus e exposições.

Tudo isso levou a um novo direcionamento: a profissionalização nas artes visuais e a uma instigante busca pelo desenvolvimento humano.

Sobre a artista

Adriane König é formada em Direito pela Faculdade ACE, de Joinville. Ela iniciou as experiências com arte sob a orientação da professora Lourdes Hardt na técnica de pintura em porcelana, entre 1980 e 1982, e retornou aos pincéis com pintura em faiança de 1998 a 2008, com a professora Carolina Ratsch.

No início de 2020, Adriane fez um curso no Instituto Tomie Ohtake (SP) com o professor Charles Watson chamado Creativity Masterclass, e então buscou nos desenhos e pintura em aquarela algumas produções aleatórias.

Mas em março de 2021, ela encontrou na colagem um propósito artístico. Nesse ano, sob a mentoria do também artista visual Marc Engler, participou de sua primeira coletiva de artistas, na Associação dos Artistas Plásticos de Joinville (AAPLAJ).

De 2021 a 2023, Adriane participou de 12 exposições coletivas na AAPLAJ. Também  foi aprovada nos editais do espaço cultural do BRDE, em Florianópolis, no Museu de Arte de Blumenau (MAB) e no Museu de Arte de Joinville (MAJ). Ainda em 2024, a AAPLAJ receberá um nova mostra da artista.

SERVIÇO

O QUÊ: Abertura da exposição “Onde Estão seus Olhos”, de Adriane König.
QUANDO: Terça-feira, 27 de agosto, às 19h.
ONDE: Museu de Arte de Joinville (MAJ), rua 15 de Novembro, 1400, América.
VISITAÇÃO: Até 13 de outubro, de terça à domingo, das 10h às 16h.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.