ONU alerta para ‘catástrofe mundial’ com elevação do Oceano Pacífico

O secretário-geral da ONU, António Guterres, emitiu um alerta global de “catástrofe” nesta terça-feira, 27, devido ao rápido aumento do nível do mar no Oceano Pacífico.

Um novo relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM) revela que as temperaturas nas águas da região estão subindo muito mais rapidamente do que a média global.

O aumento do nível do mar é resultado direto do aquecimento global, que provoca o derretimento das calotas polares. Segundo o relatório, o nível do mar subiu 15 centímetros em algumas áreas do Pacífico nos últimos 30 anos.

Ilhas do Pacífico estão em risco iminente.

Muitas têm uma elevação média de apenas 1 a 2 metros acima do nível do mar, e cerca de 90% da população vive a menos de 5 km da costa.

A infraestrutura crítica dessas ilhas está localizada a apenas 500 metros do mar. Guterres declarou, enquanto estava em Tonga, que a rápida elevação do nível do mar representa uma catástrofe global para essas regiões.

Nas capitais de Samoa e Fiji, a elevação do nível do mar foi quase o triplo da média global, alcançando 31 e 29 centímetros, respectivamente.

O relatório indica que Tuvalu, um país insular de baixa altitude, pode desaparecer nos próximos 30 anos, mesmo com um aquecimento global moderado.

Desde 1980, as temperaturas da superfície das águas no sudoeste do Pacífico aumentaram três vezes mais rápido que a média global, apesar de a região contribuir com menos de 0,02% das emissões globais de CO2.

“Estamos ficando sem tempo para reverter a maré”, alertou Celeste Saulo, secretária-geral da OMM.

Além disso, o relatório aponta que 34 eventos hidrometeorológicos graves no sudoeste do Pacífico causaram mais de 200 mortes e afetaram mais de 25 milhões de pessoas no último ano.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.