Semáforos inteligentes começam a ser instalados em Joinville

Os motoristas e pedestres que transitam nos cruzamentos da rua Santa Catarina com as ruas Roberto Lehm e Ary Barroso, no bairro Floresta, já podem observar os novos semáforos que estão em operação, equipados com a tecnologia adaptativa de tempos.

A implantação da tecnologia faz parte da atualização da central semafórica realizada pela Prefeitura de Joinville, por meio do Departamento de Trânsito (Detrans).

Popularmente conhecido como “semáforo inteligente”, o equipamento ajusta os ciclos e estágios dos sinais e altera os tempos automaticamente, de acordo com o volume de tráfego, melhorando o fluxo de veículos.

 

O sistema deve beneficiar os usuários do trânsito em geral, incluindo motoristas e pedestres.

Entre os benefícios estão a otimização do fluxo de veículos e a redução de filas em determinados horários, quando a movimentação é maior.

Operação inteligente

O equipamento funciona da seguinte forma: em cada semáforo do cruzamento é instalada uma câmera que faz o monitoramento em tempo real do fluxo de veículos das vias principal e secundária.

As informações são enviadas para um controlador semafórico adaptativo, que faz a leitura dos dados e determina o tempo de abertura dos semáforos.

Atualmente, nos demais pontos da cidade, os tempos dos semáforos são fixos, com programação que pode variar de acordo com o dia e horário, também considerando o fluxo de veículos.

Com o novo sistema, tanto para a via principal quanto para a via secundária, é programado um tempo mínimo e máximo de abertura.

O tempo mínimo é obedecido em todos os ciclos. Já o tempo de sinal verde pode ser estendido até o tempo máximo programado, conforme a saturação da via.

Por exemplo: na via principal de um cruzamento, o tempo mínimo de abertura do sinal é de 10 segundos e o tempo máximo 50 segundos. Já na via secundária, o tempo mínimo é de 10 segundos e o máximo 35 segundos.

Quando o semáforo abre na via principal, após 10 segundos o controlador passa a monitorar os dados gerados pelas câmeras.

Caso o fluxo de veículos esteja intenso, o tempo de sinal verde pode ser estendido por até 50 segundos.

Caso o trânsito diminua ou pare antes do tempo máximo programado, o semáforo da via principal fecha e abre o da via secundária, desde que tenha um veículo no cruzamento para fazer o acesso à via principal.

Caso não tenha nenhum carro na via secundária, a via principal permanece aberta garantindo fluidez no trânsito.

O novo sistema também é flexível e permite outro tipo de programação. No caso de cruzamentos isolados, onde não existe sincronismo com outros cruzamentos próximos, é possível programar o fechamento do semáforo da via principal apenas quando um veículo for detectado pela câmera da via secundária.

Trânsito de pedestres

Além do sistema inteligente para veículos, os equipamentos também contam com o semáforo para pedestres que continuam funcionando da mesma forma como já ocorre atualmente.

 

Quando o pedestre aperta a botoeira, abre o tempo para travessia que pode variar de acordo com a largura da via e outros fatores.

O Departamento de Trânsito de Joinville planeja a implantação de outros 30 semáforos inteligentes, em diferentes pontos da cidade.

Os equipamentos deverão estar presentes em locais onde há intenso movimento em horários de pico e, também, em cruzamentos com grande alteração no fluxo de veículos durante o dia e onde é mais difícil programar os tempos de forma fixa.

A requalificação viária da Rua Santa Catarina que está em andamento no trecho entre a Rua Augusto Schmidt até a Rua João Gomes de Oliveira, representa um investimento de R$ 6,8 milhões e contempla a pavimentação em asfalto em toda a extensão, calçadas acessíveis com paisagismo, instalação de abrigos de passageiros,

nova sinalização viária, além de que, nos pontos de parada de ônibus foi utilizado concreto na pista.

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