Chuva retorna a Santa Catarina nesta segunda-feira

Neste domingo (06), de eleições municipais, a circulação marítima contribui para formação de nevoeiros entre o Meio-Oeste e o Litoral na madrugada e a noite. Ao longo do dia, a nebulosidade diminui e o sol aparece entre nuvens em todas as regiões. Apesar da possibilidade baixa, não se descarta a ocorrência de pancadas isoladas de chuva, eventualmente acompanhada de trovoadas no Extremo Oeste a partir do final do dia com risco baixo para ocorrências associadas.

O vento varia de sudeste a nordeste por Santa Catarina com fraca intensidade. As temperaturas mínimas variam entre 7 e 13°C nos planaltos, Meio-Oeste e Grande Florianópolis Serrana e de 12 a 18°C nas demais regiões. As máximas variam entre 24 e 28°C na maioria das áreas com marcas próximas aos 31°C no Oeste e Extremo Oeste. O mar fica pouco agitado na costa com ondas de direção nordeste entre 1,0 e 1,5 metros.

Segunda-feira

A segunda-feira (07), deve começar com a formação de neblinas/nevoeiros em áreas dos planaltos, Vale do Itajaí e Litoral. No entanto, a influência de uma área de baixa pressão favorece condições para pancadas de chuva e temporais bastante isolados pelo estado, especialmente nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul, começando pelo Grande Oeste entre a madrugada e manhã e se estendendo pelas demais regiões ao longo do dia, com risco  para ocorrências associadas à destelhamentos, danos na rede elétrica e alagamentos pontuais.

Os ventos seguem predominantes de norte/nordeste com rajadas entre 40 e 60 km/h entre o Grande Oeste, Litoral Sul e Grande Florianópolis com risco para ocorrências. No amanhecer, as temperaturas ficam semelhantes as registradas no dia anterior. Já durante a tarde, se aproximam dos 32/34°C no Oeste e variam entre 17°C e 24°C nas demais regiões.

Terça e quarta-feira

Entre a terça-feira (08) e principalmente na quarta-feira (09), a intensificação da área de baixa pressão sobre o interior do continente e a passagem de uma frente fria com trajetória oceânica, favorece o aumento da instabilidade no estado com condição para chuva intensa e temporais, começando pelas áreas próximas ao Rio Grande do Sul na terça e se espalhando por todo estado no decorrer da quarta-feira com risco  alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, destelhamentos e danos na rede elétrica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.