Digitalização no meio hospitalar alinhada à expertise clínica e assistencial

O alinhamento da experiência vivenciada na prática diária dos atendimentos clínico e assistencial, com a inclusão da tecnologia, foi apontado pelo gerente de Inovação do Hospital Dona Helena, Chander Turcatti, como um dos desafios para aprimorar o atendimento aos pacientes.

“Será que saúde é só tecnologia? Não. É tecnologia aliada ao manejo clínico. A experiência assistencial deve priorizar a integração da digitalização, com a expertise clínica, e engajar os processos inovadores culturalmente e de forma sistêmica”, analisa Turcatti.

Essa provação foi apresentada durante o evento on-line, Jornada Digital, organizado pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), que debateu a temática: “Novas tecnologias no ambiente hospitalar e seus impactos nos colaboradores”.

O painel também contou com a presença da diretora de Inovação e Experiência do Paciente da Rede Mater Dei de Saúde, Lara Salvador; do diretor de Operações Médicas do Hospital Israelita Albert Einstein, Paulo Zimmer; da gerente-executiva de Pessoas da Rede Mater Dei de Saúde, Telma Santos; e da mediadora Evelyn Tiburzio.

O gerente de Inovação do Dona Helena destacou algumas experiências vivenciadas no hospital, como aprimoramentos do prontuário digital e integração de informações.

Turcatti destacou a presença da Inteligência Artificial como facilitadora dos procedimentos, a fim de direcionar a atenção do médico e equipes assistenciais a um atendimento mais humanizado ao paciente.

Para que esse ambiente tecnológico tenha a eficiência esperada, garantindo a sustentabilidade do negócio e um serviço com mais qualidade ao paciente, Chander Turcatti ressalta o papel da liderança como facilitadora da implantação dessa inovação. Além disso, os colaboradores devem estar preparados para vivenciar essa transição digital, de forma tranquila.

“Não vamos ser 100% digital e a tecnologia não precisa ser imposta, mas bem-vinda. Quanto mais estivermos preparados, com treinamento, metodologias e mudança cultural, mais fácil teremos a digitalização facilitando e melhorando os nossos dias”, avalia o gerente de Inovação do Dona Helena.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.