Estagiária denuncia caso de racismo em escola de Joinville

Estagiária denuncia caso de racismo em escola de Joinville

Uma estagiária de uma escola infantil de Joinville, denunciou nesta semana um caso de racismo que sofreu durante o trabalho.

Estudante de pedagogia, ela relatou o episódio em um vídeo publicado nas redes sociais. (video abaixo)

Segundo a Paula Renata de Oliveira Conceição, a fala racista teria sido proferida pela diretora pedagógica da Escola Aldeia do Sol, na última quinta-feira (3).

Por outro lado, o Centro de Educação Aldeia do Sol lamenta profundamente o ocorrido e reconhece a dor que esse episódio causou.

Com 26 anos de trajetória, mais de mil crianças atendidas e inúmeros projetos pedagógicos desenvolvidos, sempre pautamos nossa atuação por valores como o respeito, a equidade e a humanização do ensino. Seguimos firmes na missão de oferecer uma educação mais consciente, acolhedora e transformadora.

A escola emitiu uma nota de esclarecimento sobre o caso.

Confira na íntegra

Desde o dia 8 de abril, está sendo veiculado um vídeo nas redes sociais sobre uma denúncia de racismo ocorrido em nossa escola.

O Centro de Educação a Aldeia do Sol lamenta profundamente o ocorrido, reconhece a dor gerada e reafirma o nosso  compromisso com a escuta ativa e respeitosa. 

É importante salientar alguns pontos não apresentados no vídeo veiculado no dia 8 de abril:

• O fato em questão ocorreu em 3 de abril.

• No dia 4 de abril, a própria estagiária solicitou uma reunião, ocasião em que foi gravado o áudio da conversa, sem o conhecimento das partes envolvidas.

• Nesse encontro, estagiária prontamente fez o pedido de desligamento sem que  houvesse tempo para um diálogo ou para buscarmos uma solução interna.

Diante das proporções e da seriedade do ocorrido, decidimos pelo fastamento da diretora pedagógica, para que os processos de escuta e reestruturação institucional possam ocorrer com o cuidado e a responsabilidade necessários.

Entendemos que estamos em constante aprendizado; no entanto, reiteramos que a fala registrada é específica, individual, e não representa os valores da escola.

Apesar de buscarmos, dia após dia, o conhecimento e o letramento nas áreas da diversidade, equidade, inclusão e antirracismo, agora, mais do que nunca, teremos um plano de ação ainda mais estruturado, a ser desenvolvido e aplicado não apenas para os nossos profissionais, mas também para as famílias e crianças, promovendo o diálogo e a escuta ativa.

Essas ações têm início já neste mês, como demonstração clara do nosso compromisso e da seriedade com que tratamos este tema.

 

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