A Rede Municipal de Ensino de Joinville terá um mês cheio de atividades de leitura durante o Abril Literário, um projeto criado pela Secretaria de Educação no ano passado e que se repete em 2025 em todas as Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) municipais.
O objetivo do projeto é incentivar a leitura nas unidades escolares por meio de uma série de atividades. Esta semana é dedicada à abertura da programação, com contações de histórias e apresentação de peças de teatro.
Na Escola Municipal Prefeito Baltasar Buschle, os alunos puderam acompanhar a apresentação de uma peça sobre o Sítio do Picapau Amarelo com a temática “livros x celulares”.
O espetáculo foi montado pela mediadora de leitura Derize Oliveira Marques em parceria com os alunos do grupo de teatro.
“O teatro também é uma forma de incentivar os alunos a ler porque quando eles ouvem a história, eles criam interesse e procuram por aquele determinado livro. É uma forma também deles terem um primeiro contato com algumas obras”, explica Derize.
O aluno Francisco Luis Machado, de 12 anos, teve o primeiro contato com o teatro por meio da peça produzida na escola.
Para ele, foi uma experiência que trouxe experiências diferentes e uma nova forma de entretenimento para os estudantes.
“Além disso, essa peça me ajudou a ler mais, inclusive já cheguei a pegar um livro do Monteiro Lobato na biblioteca para conhecer mais da história que fizemos o teatro”, conta.
Programação tem atividades diferentes durante o mês
Nas próximas semanas, a programação se estende com jogos literários nas infotecas e nos cantinhos da leitura e com rodas de conversa com escritores e contadores de histórias.
Já a última semana do projeto é voltada à parada para a leitura, em que todos os alunos e funcionários da unidade escolar tiram um tempo para se dedicar à leitura.
Para a articuladora do projeto na Rede Municipal de Ensino, Anelise Pereira, o Abril Literário tem a capacidade de apresentar o mundo da leitura para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
“Acessar o universo das histórias ativa a imaginação, amplia o repertório, cria condições favoráveis para lidarem com situações cotidianas sob diferentes perspectivas.
A leitura conecta com o mundo e por meio das histórias expressam descobertas e aprendizados, construindo identidade e memória”, comenta.
O projeto Abril Literário faz parte do programa Conexão Leitura, lançado em 2024 com o objetivo de mapear todos os projetos de leitura existentes na Rede Municipal de Ensino, além de incentivar as demais unidades a desenvolverem iniciativas semelhantes com os estudantes.