Defesa Civil apresenta medidas para o Plano Municipal de Gestão de Riscos e Desastres

Nesta sexta-feira (25), a Defesa Civil apresentou para as Forças de Segurança do município e para entidades voluntárias que atuam na gestão de riscos de desastres, os estudos de referência para o Plano Municipal de Gestão de Risco de Desastre (PMGRD).

O encontro ocorreu na sede da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), e reuniu integrantes da Defesa Civil, servidores de secretarias municipais, integrantes das forças de segurança e representantes de entidades como Grupo de Resgate em Montanhas (GRM), clubes de jipeiros e de radioamadores.

De acordo com o secretário de Defesa e Proteção Civil de Joinville, Paulo Rogério Rigo, além de cumprir uma previsão legal, a criação do PMGRD representa um avanço à área de proteção do município.

“É uma iniciativa diferenciada que vai ajudar não apenas a Defesa Civil, mas também outros entes e secretarias envolvidos no Plano de Contingência (Plancon) de Joinville. Também vai nos ajudar em casos de desastres e para que possamos trabalhar de forma preventiva, com previsões para mitigar possíveis futuros desastres”, avalia o secretário.

Para o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter, a criação do Plano Municipal de Gestão de Risco de Desastre representa uma nova etapa para a proteção civil do município: “Além dos mapeamentos, o estudo define muito bem o papel de cada entidade na gestão do desastre”.

E ele completa: “O nosso plano possui dimensão diferenciada, uma vez que abarca além dos riscos hidrológicos e geológicos, uma gama de outros riscos como tecnológicos e biológicos, que vão nortear as políticas públicas para a gestão dos mesmos”.

 

PMGRD em fase de conclusão

 

Os estudos para o Plano Municipal de Gestão de Risco de Desastre (PMGRD) foram realizados para avaliar as áreas com riscos de desastres, as medidas necessárias para prevenir ocorrências e como agir em casos de situação de desastres.

O diagnóstico traz uma análise de suscetibilidades e vulnerabilidades. Também identifica situações que aumentem a probabilidade de desastres, faz um mapeamento de risco e propõe ações estratégicas com medidas estruturais e não estruturais de prevenção e redução de riscos.

Os estudos abrangeram todo o município de Joinville nos seguintes desastres: geológicos, hidrológicos, meteorológicos, climatológicos, biológicos e tecnológicos, de acordo com a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade).

O futuro PMGRD tem o objetivo de propor instrumentos de gestão para prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação em relação a desastres para proteger a população, evitar danos materiais e ao meio ambiente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.