Até o dia 14 de maio, estão abertas as inscrições para a 2ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Prefeitura (https://bit.ly/conferenciacompir).
O evento é realizado pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR).
A 2ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial será realizada no dia 17 de maio, um sábado, na Escola Estadual de Ensino Médio (EEM) Governador Celso Ramos (Rua Doutor Plácido Olímpio de Oliveira, 400 – Bucarein).
O evento é aberto a todas as pessoas que têm interesse no tema e que desejam propor, em âmbito municipal, políticas públicas de justiça social, igualdade de raça e gênero que estejam engajadas em questões antirracistas.
Além de apresentações culturais e palestra, a Conferência vai propor aos participantes a realização de trabalhos em grupo, elaborados a partir dos três eixos temáticos do evento: democracia, justiça racial e reparação.
“Em cada um desses eixos existem subtemas que serão tratados com orientação dos coordenadores dos eixos. A proposta da conferência é articular junto à comunidade de Joinville, moções, políticas públicas e discussões acerca de cada subtema, dentro dos eixos temáticos. Cada pessoa pode participar de um eixo temático e todos podem propor ideias, desde que alinhadas com a pauta principal”, explica Estefany Cristine dos Passos, presidente do (COMPIR).
As propostas votadas durante o evento serão posteriormente enviadas aos órgãos legisladores das políticas de promoção à Igualdade Racial.
Eleição dos Delegados
Outro momento importante do evento será a eleição dos delegados que irão participar da etapa estadual da Conferência, com a missão de levar e trabalhar para que as propostas que foram articuladas em âmbito municipal, avancem para as esferas estadual e nacional.
Durante o evento, os candidatos deverão descrever a sua trajetória e será eleito o que receber maior quantidade de votos.
Serão eleitos 85% de representantes da sociedade civil e 15% de representantes governamentais.
Ao todo, o Estado de Santa Catarina terá 29 representantes como delegados, incluindo membros da sociedade civil, população negra, quilombolas, povos ciganos, povos de comunidades tradicionais de religião de matriz africana e povos indígenas.
As etapas municipal e estadual antecedem a 5ª Conferência Nacional da Promoção da Igualdade Racial – CONAPIR, que será realizada de 25 a 29 de julho, em Brasília (DF).