Inscrições abertas para evento que vai debater o combate ao abuso e à exploração sexual infantil

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, realiza, no dia 20 de maio, um evento com palestras e debates sobre o Maio Laranja, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O evento, em Joinville, será realizado no Teatro Juarez Machado.

As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas antecipadamente no site da Prefeitura (bit.ly/MaioLaranja2025).

O evento é direcionado a profissionais da rede de atendimento à criança e ao adolescente (Assistência Social, Educação, Saúde, Segurança, entre outros), além de pais, mães e responsáveis.

O objetivo é aprimorar o olhar técnico em relação a temas como prevenção, identificação e responsabilização em casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, além de construir uma cultura de proteção.

A programação será das 8h às 12h.

A primeira palestra tem o tema “Prevenção e sinais de alerta: identificando e compreendendo a violência sexual na infância e adolescência” com Taina Wandelli Braga, psicóloga da Secretaria de Assistência Social de Joinville.

Na sequência, a delegada Georgia Marrianny Bastos, da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI), fala sobre “O papel da Polícia Civil nos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes”.

Outra palestra vai abordar “Aspectos técnicos do exame pericial em casos de violência sexual” com Fábio Antonio Tironi, perito médico-legista da Polícia Científica de Santa Catarina.

Ainda na programação, o tema “Violência sexual: responsabilização e garantia de direitos no sistema de justiça”, com Daniel Victor Gonçalves Emendorfer, juiz de Direito do Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e Crimes contra a Criança e o Adolescente.

Em Joinville, trabalhadores de unidades governamentais e não governamentais da Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente têm papel estratégico na prevenção, fortalecendo vínculos familiares e comunitários e promovendo escuta qualificada.

Os profissionais atuam em rede com o Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e dos Adolescente (SGDCA).

A atuação preventiva inclui ações formativas, campanhas, atendimentos às famílias, com especial atenção aos sinais de violações e às estratégias de enfrentamento.

O Maio Laranja, instituído por Lei Federal, tem o objetivo de capacitar e conscientizar profissionais da rede e famílias e promover o fortalecimento de vínculos.

Em Joinville, a Lei 9.163/2022, de autoria do vereador Brandel Junior, estabelece uma semana para tratar do tema na cidade, em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em 18 de maio.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.